10ª Jornada pelo Rio Tietê aborda o futuro da bacia com programação especial

A 10ª edição da Jornada pelo Rio Tietê será promovida até 23 de setembro com o tema “Rio Tietê: O Que Nos Une é a Nossa Atitude”. Neste ano, prefeituras de três cidades no interior de São Paulo estão envolvidas com o projeto: Itu, Salto/SP e Cabreúva/SP.

Na ação conjunta, ficou definida a organização de palestras, plantio de árvores, limpeza ecológica e uma exposição. A 10ª Jornada pelo Rio Tietê tem o intuito de mobilizar cidadãos para as questões da poluição dos rios e principalmente do Tietê. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público.

Amanhã (20), às 13h30 na ETEC Martinho Di Ciero (Av. Barata Ribeiro, 410, Vila Prudente de Moraes), acontece a palestra “Rio Tietê, para onde vamos?”, e às 19h30 a palestra “Rio Tietê – A relação da metrópole com as águas”, no Colégio Anglo de Salto (Av. Brasília, 749, Jd. Icaraí), ministrada pelos autores do livro “Águas do Alto Tietê”.

A obra revela a importância das lições do passado no momento atual, em que os estudiosos da área de drenagem, saneamento, condições geológicas, uso múltiplo das águas e demais estudos hídricos enfrentam grandes desafios.

Os palestrantes serão Marco Antonio Palermo, engenheiro civil e secretário executivo do Comitê Gestor dos Serviços de Água e Esgoto da capital paulista; Arnaldo Sérgio Kutner, geólogo e consultor também nas áreas de Geotecnia e Hidrogeologia em diversas empresas; e Renato Mattos Zuccolo, engenheiro civil e atuante no Instituto de Engenharia. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do e-mail anglosalto@anglosalto.com.br – as vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4029-2227.

Já na sexta-feira (21), das 9h às 16h no Pavilhão das Artes, em Salto, poderá ser conferida a exposição “Você sabe para onde vai o seu lixo?”. Na manhã de terça-feira (18), em Cabreúva, ocorreu o plantio na Bacia do Rio Tietê, na Estrada dos Romeiros.