17ª Semana dos Museus ocorre no Museu Republicano de Itu com várias atividades

Jardins do Museu Republicano “Convenção de Itu”

Entre 14 e 18 de maio, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, da Universidade de São Paulo, oferece uma série de atividades para a população. As atividades integram a 17ª Semana dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Nos dias 14 (terça) e 17 (sexta), das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30, haverá a atividade educativa “Território e personagens nas obras de José Ferraz de Almeida Júnior”. A partir das obras do acervo do Museu Republicano, esta atividade destacará a importância de Itu e arredores na produção pictórica de Almeida Júnior, quer em relação ao território e à paisagem, quer na retratação de diversos personagens de relevância nacional ou local.  

Já na quarta-feira (15), às 14h30, acontece a atividade “Piquenique da família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves”. A partir da obra de 1886, o Programa Educativo “Debaixo do Pé de Pitanga” realiza uma tarde de contação de história sobre a trajetória de vida do artista ituano Almeida Júnior e conversa sobre o tema lazer, família e trabalho.

No sábado (18), haverá a palestra “A história dos meus ancestrais”, das 9h30 às 12h com Fátima do Carmo Silva, formada em Ciências Sociais pelo CEUNSP, professora em escolas públicas da cidade de Itu e integrante da União Negra Ituana (UNEI).

No mesmo dia, das 11h às 12h30 e das 13h30 às 15h30, acontece a palestra “História e acervos negros em Itu e região”, com André Santos Luigi, doutorando em História pela Unicamp. Ele é bacharel (2009) e Licenciado (2010) em História pela Universidade de São Paulo; especialista em Ensino de História pela Universidade Estadual de Campinas (2012); e mestre em Educação, na área de Formação de Professores, pela Universidade Federal de São Carlos, pesquisando o Currículo de História do Estado de São Paulo e o Ensino de História da África. Entre 2009 e 2017 trabalhou voluntariamente como Coordenador Pedagógico e professor do Cursinho Popular EPA, projeto de Extensão da Fatec Itu. Atualmente é Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSP Campus Registro.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3 – Setor Educativo do Museu Republicano de Itu/USP. Todas as atividades são gratuitas. O Museu fica na Rua Barão do Itaim, 67, Centro.