1ª etapa do novo acelerador de partículas do Brasil é inaugurada em Campinas

Foto: Reprodução

Foi inaugurada na última quarta-feira (14), em Campinas, a primeira etapa da construção do Sirius, acelerador de elétrons considerado o maior empreendimento da ciência brasileira, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Iniciado em 2012, o projeto possui uma infraestrutura de pesquisa de última geração, estratégica para a investigação científica de ponta e para a busca de soluções para problemas globais em áreas como saúde, agricultura, energia e meio ambiente. Será um laboratório aberto, no qual as comunidades científica e industrial terão acesso às instalações de pesquisa.

O Sirius é composto por três aceleradores de elétrons, que têm como função gerar um tipo especial de luz: a luz sincrotron. Essa luz de altíssimo brilho é capaz de revelar estruturas, em alta resolução, dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas, vírus, rochas, plantas, ligas metálicas e outros.

Esta primeira etapa compreende a conclusão das obras civis e a entrega do prédio que abriga toda a infraestrutura de pesquisa, além da conclusão da montagem de dois dos três aceleradores de elétrons. O terceiro acelerador – e também o principal deles – está em processo de montagem.