2º dia de prova do Enem de 2020 contou com abstenção de 55,3% no país

No último domingo (24), o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) recebeu o segundo e último dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020 em Itu, que teve como conteúdo perguntas sobre ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 2,4 milhões de candidatos participaram do segundo dia de prova em todo o país, porém a abstenção foi de 55,3%, superando o primeiro dia de prova (51,5%).

Ainda segundo o Inep, os gabaritos da versão impressa do Enem 2020, serão divulgados em seu site nesta quarta-feira (27), porém não foi divulgado um horário.

Lembrando que o número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

No Enem, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Um exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.