3º Fórum da Saúde de Cabreúva celebrou experiências exitosas de 2017

O 3º Fórum Municipal Trabalhadores da Saúde, cujo tema foi ‘Cuidar e Ser Cuidado’ reuniu os servidores da pasta para a apresentação de experiências de sucesso realizadas em 2017. Nesse dia, cada uma das equipes das unidades de saúde apresentou um balanço do trabalho que foi realizado no ano passado.

Um representante de cada equipe – unidades básicas, serviços e especialidades – falou um pouco sobre o trabalho que foi desenvolvido, destacando as práticas exitosas, como as 1381 pessoas atendidas pelas Práticas Integrativas e Complementares através da acupuntura, com o qual apresentaram cerca de 70% de melhora na dor crônica; os mais de duzentos estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária (que gora oferecem saúde e segurança aos clientes); e o Melhor em Casa que atendeu em domicílio mais de 100 pacientes e 300 familiares.

Além disso, muitos profissionais apresentaram seus trabalhos de conscientização, prevenção e promoção à saúde, como os grupos antitabaco, as palestras e ações do outubro rosa e novembro azul, entre outros.

Em seguida, duas práticas exitosas foram explanadas por servidores, no formato de palestras. A ouvidora da Saúde e assistente social Luciana Rissi Senciati falou sobre a assistência humanizada e o acolhimento qualificado aos usuários da atenção básica e, principalmente, sobre metodologias que auxiliam na identificação dos problemas e de suas respectivas soluções.

O médico da saúde da família Victor de Vicente Leite falou sobre a experiência da implantação do Laboratório de Atenção as Condições Crônicas (LACC) no bairro Pinhal, que trabalha com acolhimento, classificação de risco e acompanhamento proporcional à situação de cada família (quando mais crítica a condição, mas próximo o acompanhamento dos profissionais).