4º Fórum Brasileiro de Turismo ocorre em Itu com a presença de autoridades

Por Daniel Nápoli

Evento contou com a presença de diversos segmentos do turismo nacional. Deputado Herculano fez “as honras da casa” Foto: Daniel Nápoli

Ontem (1º), foi realizado no Novotel Itu Golf & Resort o 4º Fórum Brasileiro de Turismo, desenvolvido pela Global Council of Sales Marketing (GCSM) em parceria com entidades de pesquisas reconhecidas pelo IPEA e o Ministério de Turismo.

O evento teve como objetivo mobilizar setores públicos e privados que integram o Sistema Nacional de Turismo para um amplo estudo das atividades turísticas no Brasil, de maneira que possa abordar perspectivas para os próximos anos, criando assim estratégias de longo prazo, apresentando contribuições para o próximo ciclo de políticas de turismo no país. Além disso, o fórum também teve como objetivo informar a importância socioeconômica do turismo junto economia brasileira.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, do secretário de Turismo do Estado de São Paulo Vinícius Lummertz, do deputado federal Herculano Passos, do ex-presidente da República Michel Temer, do ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin e da secretária Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana Rita Passos, entre outras autoridades.

Ao Periscópio, Gilberto da Silva, diretor de Mercado do Grupo Innsbruck e um dos organizadores do evento, falou sobre a importância do Fórum e os fatores que levaram Itu a sediar o mesmo. “Itu tem uma tradição turística dentro do Estado de São Paulo, no Brasil, cidade que fomentou o turismo e é pioneira, criou aquela brincadeira de que em Itu tudo é grande e conquistou visitantes, teve bastante retorno dessa campanha que dura até hoje. Foi um resultado muito positivo. E outro fator: o patrono deste evento é o deputado federal Herculano Passos, que foi prefeito de Itu e ele nos trouxe aqui, nos indicou”.

A reportagem também falou com o secretário Vinícius Lummertz, que reforçou a importância do evento. “É Itu poder sediar um evento nacional de turismo e entrar no mapa do turismo. Os esforços que têm sido feitos nos últimos anos e desde quando começou a marca de que em Itu tudo é grande. Itu tem uma vocação, um desejo de se desenvolver pelo turismo que é uma forma de expressão cultural sua e hoje é um dia de comemoração neste sentido e a importância do evento em si. Estamos cada vez mais consagrando o turismo como prioridade desde país e do Estado de São Paulo”.

O deputado federal Herculano Passos destacou a importância das parcerias e dos debates. “Parceria com o Estado de São Paulo é fundamental. O secretário de turismo é um grande secretário, já foi um grande ministro e está colaborando com este evento. Todos os segmentos do turismo estão sendo representados aqui e vamos debater o turismo a nível nacional para explicar o que está acontecendo no Brasil e o que queremos para o Brasil”.

O parlamentar acrescenta. “Nós queremos um país que receba mais turistas estrangeiros e que faça com que o brasileiro possa visitar o seu próprio país. Por isso, estamos trabalhando uma pauta em defesa do turismo nacional que gera emprego, renda e desenvolvimento”. Durante a manhã e tarde de ontem, o evento contou com a realização de palestras e, ao final do Fórum, houve solenidade de diplomação e homenagens.