Aconteceu na noite da última quarta-feira (27), na sede Associação Comercial uma importante reunião envolvendo representantes do Conseg – Conselho de Segurança de Itu, Prefeitura Municipal e outras autoridades, cujo tema foi a atuação dos chamados “flanelinhas”, os guardadores de carros que agem livremente pelas ruas centrais de Itu.
Na oportunidade o presidente do Conseg, João Pestana expôs os problemas a que os motoristas estão expostos, quer sejam moradores da cidade, quer sejam turistas.

Contando com a presença do comandante do Quartel, Tenente-Coronel Erb Lyra Leal, secretário de Segurança Luis Inácio Carneiro Filho e diretor da Guarda Municipal, Clemente Bortoleto Filho, entre outros, a reunião no entender do Pestana “foi bastante produtiva. O município irá retomar as vagas existentes na cidade, com a ação de fiscais que terão autonomia para acionar a Guarda Municipal, se necessário”.

Segundo o presidente do Conseg “há um projeto a ser posto em ação a curto prazo, com início no máximo no ano que vem”. Conforme ficou definido, a princípio uma ação maior deverá ser centrada nas ruas Barão de Itaim e Paula Souza, no coração da cidade, muito embora a ação dos “flanelinhas” englobe um entorno bem maior, como Largo do Carmo, Largo do Mercado e até mesmo a Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel) entre outros.

O início dos trabalhos preliminares, segundo João Pestana, estava marcado para começar na última quinta-feira (28).