84% dos pais não querem para este ano a retomada das aulas na rede municipal

Secretário de Educação explicou que ainda não há data para o retorno das aulas presenciais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A retomada das aulas presenciais é um assunto que vem sendo muito discutido por pais e alunos. Nesta semana, o Periscópio entrou em contato com o secretário da Educação de Itu, Walmir Scaravelli, que explicou que, em conformidade com as diretrizes do Plano São Paulo, foi feita uma consulta pública, por meio de um questionário eletrônico enviado para os pais e/ou responsáveis pelas escolas da rede municipal, a respeito da volta às aulas.

 O chefe da pasta explicou que as escolas enviaram o questionário para todos os pais e ou responsáveis de aproximadamente 17 mil alunos, sendo que, “até o presente momento (quinta-feira, dia 27), 84% relatam que não encaminhariam seus filhos para a escola em um possível retorno das aulas em outubro”. Este é o mês proposto pelo Governo do Estado para o retorno das aulas presenciais.

 Scaravelli disse também que, embora o plano de retomada só seja constituído após a consulta pública, foram adquiridas, para rodas as escolas da Rede Municipal, máscaras de tecidos para os alunos, professores e funcionários, “face shields” (protetores de rosto) para professores e funcionários, canecas individuais para alunos, álcool gel, totem de álcool gel, termômetro infravermelho e luvas descartáveis. “Salientamos que não há previsão de retorno para Rede Municipal, todas as medidas adotadas são preventivas e de planejamento responsável”.

Conforme o JP tem acompanhado, no último dia 19 de agosto, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) havia confirmado que as 645 prefeituras do Estado de São Paulo terão autonomia para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual previsto para a retomada parcial das atividades presenciais, a partir do dia 8 de setembro.

Para que exista essa possibilidade, as escolas devem estar em regiões que estão há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, com as unidades podendo receber alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais. Nesta primeira etapa, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, o limite máximo é de até 35% dos alunos em atividades presenciais. Para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o limite máximo é de 20%.

O retorno oficial das aulas é previsto para 7 de outubro, o que só ocorrerá se 80% das regiões estiverem por 28 dias seguidos na fase amarela do Plano São Paulo. A retomada será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos.

 Na cidade de Itu, de acordo com Decreto Municipal de 24 de agosto, permanecem suspensas as aulas presenciais em todas as instituições públicas escolas municipais, com as mesmas continuando oficialmente por meio de atividades remotas, utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação, com atividades escolares não presenciais planejadas e realizadas pelo professor.

  Quanto às escolas privadas e públicas estaduais, por meio do mesmo Decreto Municipal, ficam autorizadas a retomada às atividades presenciais, seguindo todas as diretrizes do Plano São Paulo, bem como o disposto no Decreto Estadual nº 65.140 de 19 de agosto deste ano, assim como todas as instituições de Ensino Superior e Educação Profissional do município.

Escolas particulares

 Diante do Decreto Municipal, a reportagem também esteve em contato com as direções das unidades privadas de ensino. De acordo com o Colégio Divino Salvador, o mesmo aguardará um parecer da Diretoria de Ensino para ver quais os procedimentos que irá tomar.

Já o Colégio Anglo confirmou que seguirá as diretrizes do Plano São Paulo, recebendo a partir do dia 8 de setembro os alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais, retomando as aulas de forma oficial no dia 7 de outubro, tomando todo os cuidados estipulados.

 O Branta Institute afirma que o protocolo de retomada já está pronto, com todas as medidas de segurança preparadas, com a escola tendo feito grande investimento pata garantir a segurança de alunos, responsáveis e colaboradores, com a instalação tapetes sanitário e de controle que elimina vírus e micro-organismos presentes nos calçados, medidor de temperatura corporal, higienização das mãos com álcool em gel e túnel de ozônio nas entradas.

  Já o Colégio Monteiro Lobato explica que, desde o início da pandemia, está seguindo todas as orientações das autoridades e está definindo o protocolo para quando, de fato, retomar as aulas presenciais. A instituição esclarece ainda que tudo está sendo observado com a cautela necessária.

 Questionado, o Colégio Almeida Júnior diz que irá se posicionar a respeito na semana que vem. O Periscópio entrou em contato também com as demais escolas particulares da cidade, porém, até o fechamento desta edição, não obteve um retorno, mas coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos a respeito do assunto.

O após o fechamento da edição imprensa, o Colégio Objetivo informou que segue estudando e monitorando as atualizações dos protocolos e orientações do Plano do Governo do Estado e da Prefeitura da cidade em relação à retomada de aulas presenciais, além de acompanhar ações de diversas escolas do mundo, para que possa atuar com segurança e assegurar a saúde de seus alunos, docentes e colaboradores para uma futura retomada das atividades presenciais, ainda sem data definida.