A atividade física na gestação

Por Camila Scchitano
Professora e Personal
Pós-graduada em Medicina do Esporte
CREF: 130735G/SP

A gravidez é um período na vida da mulher de intensas alterações músculo-esqueléticas, físicas e emocionais e ainda assim uma condição de saúde. Assim, durante todo período a gestante sofrerá transformações hormonais, musculares, circulatórias e respiratórias de grande importância, para que seu corpo naturalmente possa se ajustar, para formar, desenvolver e acomodar seu bebê. Essas modificações em algumas mulheres trazem conseqüências que podem resultar em dor e limitações em suas atividades diárias, uma vez que essas mudanças afetam o funcionamento habitual dos sistemas digestório, circulatório, nervoso e respiratório bem como a biomecânica postural. O Educador Físico tem um papel fundamental nesse momento para ajudar a atenuar os sintomas e as alterações da biomecânica da gestante. Atualmente muitos obstetras acreditam, que quando uma mulher faz algum tipo de exercício durante a gravidez poderá estar menos propensa a ter dificuldades durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê, sendo assim, estimulam suas pacientes a serem fisicamente ativas. Uma vez que os exercícios ajudam a e tonificar os músculos que serão usados durante o trabalho de parto.

O exercício apropriado melhora as condições cardiorespiratórias, proporcionando coração e pulmões fortes, componentes importantes para uma gravidez confortável e para um trabalho de parto ideal. Um sistema cardiovascular saudável é importante porque o sangue deve ser eficientemente transportado para a placenta, que fornece oxigênio e nutrição ao bebê. Um nível de condicionamento melhorado é uma vantagem durante a gestação, porque ajuda a reduzir o cansaço que grande parte das gestantes.Não há contra indicação na prática de atividade física durante a gestação, desde que liberadas pelo médico, porém existem algumas orientações extremamente importantes: manter uma boa postura ao executar os exercícios, cuidado ao realizar atividades que não forem realizadas com a orientação do professor de educação física, trabalhar exercícios  como caminhada, alongamento, fortalecimento abdominal, fortalecimento de períneo, e relaxamento. Os exercícios poderão ser feitos em séries de leve e moderada intensidade. Os exercícios de fortalecimento muscular de membros superiores e inferiores, dependendo do condicionamento físico da gestante poderão ser feitos sem pesos com ação da gravidade ou, poderão ser empregados pesos, como caneleiras e halteres. Importante: não realizar exercícios físicos quando a gestante apresentar algum sinal de trabalho de parto como, por exemplo, sangramento de qualquer intensidade, contrações uterinas, dores, pressão arterial elevada ou freqüência cardíaca alta.

É comprovado que os exercícios físicos durante a gestação ajudam a condicionar a gestante fisicamente durante a sua gravidez e para uma boa recuperação pós-parto. Lembrando sempre que a orientação de um profissional de educação física é necessária para uma prática segura e eficaz.