A Era do Gelo: O Big Bang

ice-age1

Por André Roedel

Um filme leve e divertido. Assim é A Era do Gelo: O Big Bang, quinto filme da franquia iniciada pela produtora Blue Sky em 2002. A animação, uma das grandes estreias desse período de férias, tem como foco os público infantil, claro, mas agrada também os mais velhos com um humor mais escrachado que seu principal concorrente – que é Procurando Dory.

E confesso: A Era do Gelo me agradou mais que o filme da Disney/Pixar. Isso porque, no caso do primeiro, eu fui sem nenhuma expectativa. Já no caso de Procurando Dory, eu esperava um filme tão ou mais cativante que o anterior, Procurando Nemo.

Neste filme, temos todos os personagens divertidos e já conhecidos do grande público: a preguiça Sid (Tadeu Mello), o mamute Manny (Diogo Vilela) e o tigre dente-de-sabre Diego (Márcio Garcia). Isso sem contar os novos personagens, nem tão cativantes assim, mas que se destacam por serem dublados por figuras conhecidas: a preguiça Brook, dublada pela atriz Ingrid Guimarães, e o dinossauro Roger, que tem voz do youtuber Whindersson Nunes.

E não se engane pelo título nacional, pois o quinto A Era do Gelo não tem nada de “big bang”! O subtítulo original éCollision Course”, que daria muito bem para ser traduzido para “Rota de Colisão” – mais condizente com a história, que mostra um asteroide se aproximando da Terra e colocando toda a vida existente em risco.

Para salvar a todos, Buck, uma doninha pirada e coalha, tem que armar um plano arriscado. Isso envolve a apresentação de muitos conceitos científicos – o que eu achei bem interessante para um filme infantil – e até alucinações que envolvem Pitágoras e o astrofísico Neil deGrasse Tyson.

E como falar de A Era do Gelo e esquecer o esquilo Scrat e sua amada noz? Eles estão de volta nesse novo filme aprontando dentro de um disco voador (!) em pleno espaço sideral (!!). No geral, A Era do Gelo: O Big Bang se mostrou um filme bem agradável, com um humor bem diferente das demais animações e uma qualidade gráfica impressionante. Aproveite as férias e leve a criançada ao cinema, pois vale o ingresso.