A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero

Campanha procura conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Divulgação)

O Outubro Rosa é uma campanha que procura conscientizar as mulheres e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (desde 2002). Mais recentemente estendeu ao câncer de colo do útero (desde 2011).

O movimento começou em 1990 quando, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando foi realizada uma corrida denominada Corrida pela Cura, começando a alertar as mulheres sobre a importância do autoexame mas, acima de tudo, a realização de mamografias.

Na questão das mamografias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 70% da população feminina faça o exame e no Brasil, para se ter uma ideia, em 2014, a taxa era de 24,8% de mulheres procurando pelo exame de mamografia, uma média muito abaixo do recomendado. De 2014 para cá, são seis anos, mas certamente o número deve estar ainda muito abaixo do esperado.

Assim, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado contra a doença, pois o tratamento eficaz do câncer de mama, quando identificado cedo, pode combater a doença, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós-menopausa).

O câncer de mama também acomete homens, porém isso é bastante raro. Homens acometidos de câncer de mama representam 1% do total de casos da doença.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Já o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.