Academia Ituana de Letras elege nova diretoria

Allie Marie Dias de Queiroz e Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli são, respectivamente, a nova presidente e vice da ACADIL (Foto: Divulgação)

No último sábado (25), os membros da Academia Ituana de Letras elegeram sua diretoria para biênio 2020-2022, que ficou assim composta: Presidente: Allie Marie Dias de Queiroz, Vice-Presidente: Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli, 1ª Secretária: Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, 2ª Secretária: Gisele de Moura Scaravelli, 1º Tesoureiro – Luís Roberto da Rocha de Francisco, 2ª Tesoureira Maria Aparecida Thomaz Alves.

Já o Conselho Consultivo, composto de três membros, contará com Durce Gonçalves Sanches, Synésio Sampaio Góes Filho e Waldemar Alves de Camargo.  A transmissão de cargos se deu logo após a eleição, realizada em uma das dependências da Casa Imperial.

A nova presidente é membro do grupo há treze anos. É psicóloga e atua na área da cultura há trinta anos como cronista e gestora cultural. Foi presidente da Associação Cultural Vozes de Itu, Secretária Municipal de Educação e Secretária Municipal de Cultura do município. Atualmente é responsável pela gestão do projeto Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux, mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

Um dos desafios da gestão é ampliar a ligação da Academia com os diversos setores da sociedade local através das mídias e redes sociais.  A ACADIL é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os 34 membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. O grupo se reúne mensalmente e publica, anualmente, a Revista da Acadil além de outros livros.