Academia kids e seus benefícios para o desenvolvimento infantil

Academia é uma prática muito comum na vida de muitos adultos. Seja para melhora do condicionamento físico, orientações médicas ou desejo de mudar de estilo de vida, a cada dia mais as pessoas praticam musculação e outros exercícios, oferecidos, pelas academias. Mas você sabia que criança também pode frequentá-las?

As academias kids surgiram recentemente e foram feitas para tirar as crianças das inércias. Estas são equipadas de forma adequada e possuem equipe de profissionais aptos para acompanhar as atividades físicas praticadas por crianças.

Atividades físicas praticadas de acordo com a idade da criança

Cada faixa etária fica restrita a certas práticas físicas. Confira os exercícios e as brincadeiras de acordo com cada idade:

 

Crianças até cinco anos

  • Natação;
  • Ginástica artística;
  • Ballet;
  • Judô
  • Bicicleta (com ou sem rodinhas);
  • Atletismo;
  • Taekwondo.

 

Crianças de seis a 11 anos

  • Alongamento;
  • Musculação;
  • Jumping;
  • Boxe;
  • Hip Hop;
  • Competições de esportes coletivos, como basquete e vôlei.

 

A partir dos 16 anos, as práticas sofrem alterações, pois o jovem já está mais apto a outros exercícios que exijam mais do corpo. Pilates, spinning, jumping e natação são atividades praticadas por essa faixa etária.

Benefícios dos exercícios físicos na infância

A prática regular de atividade física na infância é muito benéfica, pois provoca adaptações do corpo favoráveis à circulação sanguínea e faz com que o músculo cardíaco se fortaleça, tornando-se mais eficiente. A atividade física é, ainda, uma maneira comprovada de fazer subir as taxas do HDL, o bom colesterol. Portanto, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Exercícios aquáticos são interessantes para todas as crianças, mas ainda mais para aquelas que sofrem com problemas respiratórios. A modalidade também é uma das primeiras opções para os bebês. Entretanto, pedir a autorização do pediatra primeiro é imprescindível.

Praticar exercícios físicos também auxilia na fixação do cálcio e favorece o desenvolvimento das células ósseas nessa fase de crescimento. Mas exercícios de alto impacto devem ser evitados, pois podem prejudicar o desenvolvimento ósseo.

Além dos exercícios físicos serem benéficos para o coração, pulmão e ossos, o metabolismo, a imunidade e a musculatura da criança também saem beneficiadas, já que os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea, o sistema motor e também o condicionamento físico da criança. Toda atividade física feita na infância deve ser supervisionada por profissionais capacitados e sempre consultando o pediatra.

 

Por que colocar a criança em uma academia kids?

A falta de espaços em casa, a violência que impede as brincadeiras na rua ou na praça e o crescente fascínio por jogos e aparelhos eletrônicos tem tornado as crianças cada vez mais sedentárias e avessas à prática de exercícios físicos. A geração atual de crianças não tem tantas opções de atividades atrativas, diferentes e interessantes.

Pensando em inserir as crianças no contexto das atividades físicas, surgiu a oportunidade de criar uma academia infantil, um espaço que em nada se assemelha às academias de adulto, mas sim a um local seguro, confortável e que permita a criança descobrir o prazer de se movimentar.

As turmas são divididas por idades: Energia (2 anos), Ação (3 a 5 anos), Força (6 a 8 anos) e Potência (9 a 12 anos). As aulas são executadas de acordo com a faixa etária e mudam semanalmente.  As atividades duram uma hora e a criança frequenta uma, duas ou três vezes por semana, de acordo com a necessidade e com a disponibilidade.

A Hora do Recreio é uma academia infantil na qual as crianças fazem atividades físicas de uma forma lúdica. As crianças se divertem enquanto fazem exercícios que trabalham coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, força e todas as habilidades motoras que estão em desenvolvimento na infância.

Hora do Recreio

A Hora do Recreio fica na Avenida Plaza, 168, Jardim Paraíso I. A página do Facebook é ACADEMIA INFANTIL HORA DO RECREIO ITU. Telefones para contato: (11) 2715-7640 e 96610-3146.