Academias contam com novo horário de funcionamento a partir deste sábado

UNQ instalou totem com frasco de álcool em gel na entrada da academia, além de outras adaptações (Foto: Divulgação)

A partir deste sábado (15), as academias e centros de ginásticas de Itu passam a funcionar em novos horários: segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e sábados e domingos, das 8h às 14h. A alteração, de acordo com a Prefeitura, foi permitida após avaliações da primeira semana de funcionamento com o avanço para a fase amarela do Plano SP e atendendo a solicitações recebidas do setor.

Todas as recomendações sanitárias impostas pela situação de pandemia devem ser obedecidas: capacidade limitada a 30%, agendamento prévio das atividades e permissão apenas de aulas e práticas individuais (as aulas e práticas em grupo continuam suspensas).

 Desde que as academias puderam reabrir, muitos estabelecimentos precisaram se adaptar para receber os alunos com segurança. O tempo sem aulas, porém, foi suficiente para muitas conseguirem fazer as alterações necessárias. “Foi simples, tivemos tempo suficiente para nos adequarmoa às regras exigidas, mesmo essas regras tendo sido alteradas por inúmeras vezes, pelo longo tempo que ficamos parados”, conta Rebeca Beltrame, gerente da academia UNQ.

Cuidados

  Segundo ela, os alunos entendem e respeitam as medidas. “Acredito que o trabalho de conscientização interno ajuda a ter resultados nessa cooperação coletiva”. Durante o período sem atividades, os professores da academia se adaptaram e criaram aulas virtuais. “Conseguimos de, forma online, manter nossos alunos em movimento”, conta Rebeca.

 Ainda de acordo com ela, houve muitos cancelamentos de planos e não renovações. “Mas acreditamos que, com a reabertura e com a importância que os exercícios físicos tem para manutenção da saúde, recuperaremos grande parte dos alunos”, relata a gerente.

  Rebeca ainda conta que existem muitos alunos receosos em voltar às aulas, além muitos que são do grupo de risco, que não pretendem voltar tão cedo. “Mas acreditamos em dias melhores, onde as pessoas ganharão confiança e se sentirão seguras para voltar aos treinos, pois estamos fazendo o melhor, respeitando e aprimorando as medidas de segurança, e isso dia após dia impactará positivamente na saúde dos nossos alunos”.