Acadêmica Maria de Lourdes Sioli lança livro de crônicas “Anos Dourados”

Por Beatriz Pires

Maria de Lourdes Sioli autografa um exemplar de seu livro, “Anos Dourados” / Foto – Beatriz Pires

Na noite do último sábado (12), a professora e acadêmica da Acadil (Academia Ituana de Letras) Maria de Lourdes F. Sioli lançou o livro de crônicas “Anos Dourados”, no Museu da Energia de Itu. O evento contou com a presença de familiares e muitos amigos que fizeram diversas homenagens para a ex-vereadora e secretária de Cultura da cidade.

A acadêmica teve muitos motivos para comemorar, já que o lançamento aconteceu um dia antes de Maria de Lourdes completar 80 anos de idade. “Foi um verdadeiro milagre, uma coisa diferente poder lançar o livro nesta data. Poucas pessoas chegam inteiras aos 80. Eu não estou inteira 100%, mas estou quase”, brinca.

O livro reúne 88 crônicas, muitas delas relembrando a infância da escritora e, por isso, intitulado “Anos Dourados”. “Os textos já existiam. Só que o que aconteceu é que eu comecei publicar no Facebook e as pessoas começaram a seguir. Elas esperavam sexta-feira à noite que eu ia pôr um comentário diferente”, explica.

Com o incentivo de quem acompanhava os textos pelas redes sociais, Maria de Lourdes resolveu publicar o livro e já pensa no próximo. “Tem uma porção (de textos) que sobrou lá em casa, quem sabe eu não junto ainda em um outro livro”, diz. A professora e acadêmica ressalta também a importância da presença dos familiares e amigos na noite de autógrafos. “É muito importante. Não seria assim tão gostoso se eles não estivessem aqui”, finaliza.