Acadêmico José Luís de Oliveira falece em Indaiatuba

Faleceu em Indaiatuba, na tarde de sexta-feira (06), José Luís de Oliveira, aos 91 anos, membro da Academia Ituana de Letras (ACADIL). Nascido em Santos, a 18 de janeiro de 1929, diplomou-se em Letras Clássicas pela PUC-SP em 1955.

Lecionou no Ensino Público do Estado de São Paulo e no curso de Letras da Faculdade N. Sra. do Patrocínio as disciplinas de Língua Latina, Literatura Latina, Teoria da Literatura e Filosofia Românica. Em 1982 venceu o concurso para a letra do “Hino de Itu”, cujo poema foi oficializado e é cantado em eventos oficiais de Itu.

Crítico literário e poeta inspirado, o Prof. José Luís de Oliveira foi também autor de trabalhos em revistas acadêmicas e de algumas publicações como “Enquanto a noite não chega” (1977), “A influência da ENEIDA em Os Lusíadas” (1964), “Através da Literatura Latina: Ovídio” (1998) e “Poesia Reunida” (2000). Residia em Indaiatuba há muitos anos.

Foi um dos membros fundadores da Academia Ituana de Letras, onde foi o primeiro ocupante da Cadeira nº 16, cujo patrono é o Prof. Tristão Bauer. Tomou posse em 14 de novembro de 1992 e fez o seu “Elogio ao Patrono” em 20 de outubro de 2000 com um estudo sobre a obra literária de seu patrono, antigo professor de Latim e ex-prefeito de Itu.

Deixou viúva, dois filhos e netos. O velório e o enterro se deram no Cemitério Memorial de Indaiatuba, no dia seguinte. A Academia Ituana de Letras decretou luto de três dias em memória de seu ilustre confrade.