Acadil celebra 90 anos da Escola “Regente Feijó”

O confrade Luís Roberto de Francisco apresentou interessante comunicação (Foto: Divulgação)

A Academia Ituana de Letras (Acadil) realizou reunião no último sábado (14), em sua sede, em mais um evento dedicado a celebrar seus 30 anos de atividades. Estiveram presentes acadêmicos e convidados, entre os quais o vice-diretor de Escola “Regente Feijó”, Wilson Campanha, dos professores Marcio Branquinho e Rita Nunes Aranda, da presidente da Assatemec, Miriam Benayoun e da presidente da Associação Cultural Vozes de Itu.

Abrindo a reunião, a vice-presidente Maria Lúcia Caselli prestou homenagem ao saudoso confrade e fundador da Acadil Roberto Machado Carvalho, falecido em abril deste ano, relembrando os anos de convivência, desde a juventude, a imensa obra literária do confrade e seu amor pela cidade de Itu.

Roberto Machado Carvalho foi aluno, professor e biógrafo da Escola “Regente Feijó”, que completou 90 anos de criação e que também recebeu as homenagens dos acadêmicos, pois suas histórias estão intimamente ligadas, pois muitos patronos da Acadil foram professores, alunos e dirigentes da Escola.

A professora Rita Nunes Aranda, responsável pelo Memorial da Escola apresentou um pouco de seu trabalho na preservação da memória e conservação do acervo escolar.

O confrade Luís Roberto de Francisco apresentou interessante comunicação, “45 anos de música no Regente Feijó – 1932 a 1967”, entremeando sua fala com músicas recuperadas pelo Museu da Música- Itu, apresentadas por grupo feminino do Coral Vozes de Itu. Ao final os presentes, em pé, cantaram o Hino da Escola “Regente Feijó” junto com o coro.

Celebrando seus trinta anos de atividades a Academia lançou mais um volume da nova série de publicações, “Patronos”, desta feita destinada ao patrono da cadeira 34, Monsenhor Ezechias Galvão da Fontoura, elaborado pelo confrade Evandro Antonio Correia. O livro foi apresentado pelo confrade Synésio Sampaio Góes, que dedicou especial atenção ao capítulo sobre Feijó, patrono da cadeira 28. A publicação foi distribuída a todos no final do encontro.

Ainda foi divulgado o edital para preenchimento da cadeira 36, cujo patrono é o intelectual Nelson Werneck Sodré, que pode ser consultado no site da Acadil – www.acadil.com.br.

Encerrando a reunião as alunas da Escola “Regente Feijó” e da Escola de Música da Assatemec, Vitória Emanulle Coelho dos Santos, 12 anos, e sua irmã Isabela Rayane Coelho dos Santos, 11 anos, apresentaram duas peças musicais ao violino.