Acadil e Colégio Almeida Jr. lembram Dia da Solidariedade

Foto: Divulgação/Acadil

No dia 5 de dezembro a Academia Ituana de Letras, através de seu presidente, Prof. Luís Roberto de Francisco, visitou o Colégio Almeida Júnior a fim de apresentar a figura que dá nome e sentido ao Dia da Solidariedade em Itu.

Os alunos puderam conhecer a trajetória extraordinária do advogado ituano Dr. Ermelindo Maffei, que se destacou pelo compromisso no atendimento ao trabalhador desamparado, aos desvalidos e desempregados, exemplo de cidadania. Na ocasião também se lembrou do seu gosto pelos estudos humanísticos que serviram à formação do caráter do cidadão Ermelindo Maffei.

Durante o evento, a Coordenadora do Ensino Fundamental II, Profª. Luciana Vacari Avi convidou os alunos a exercerem a solidariedade a partir do exemplo de Maffei. Dois projetos já foram disparados pelos alunos, um no plano pessoal e familiar: “ser solidário” e outro institucional, que será desenvolvido ao longo do próximo ano dentro da unidade escolar e junto à comunidade, o que já é uma prática do Colégio Almeida Júnior.

O Dr. Ermelindo Maffei foi um dos fundadores da Academia Ituana de Letras, na qual ocupou a Cadeira 5, que tem por patrono o Conselheiro Francisco de Paula Souza e Melo. O Dia da Solidariedade é comemorado pela ACADIL anualmente em torno do dia 26 de novembro, aniversário do Dr. Maffei, desde 2007, centenário de seu nascimento.