Acadil empossa novo membro em última reunião de 2022

Luccas Eduardo Castilho Maldonado ao lado de Luís Roberto de Francisco (Foto: Gisele Scaravelli/Divulgação)

A última reunião de 2022 da Academia Ituana de Letras (Acadil) aconteceu no dia 26 de novembro com a posse de mais um membro. Luccas Eduardo Castilho Maldonado se tornou o primeiro ocupante da cadeira nº 36, que tem como patrono um dos maiores historiadores brasileiros, Nelson Werneck Sodré. Luccas é professor, mestre e graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente é doutorando em História na UNICAMP.

Natural de Boituva/SP, se envolveu com Itu através da ampla pesquisa realizada na Biblioteca Edgar Carone, instalada no Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, da qual ele é especialista. Como pesquisador, Luccas e especializou em temas ligados à História Política brasileira, tendo por objeto de estudo a obra de Luiz Alberto Moniz Bandeira e a Nova Esquerda.

Após a posse de Luccas, a reunião contou com lançamento do volume VII da série Patronos, dedicado a Nelson Werneck Sodré, bem como a Revista da ACADIL vol. XXIV que reúne estudos, artigos, matérias e produção literária dos membros da Academia e contou com apoio cultural da empresa STARRETT.

Em virtude do Dia da Solidariedade, os acadêmicos ainda realizaram uma homenagem ao Dr. Ermelindo Maffei (1907 – 1993), patrono da Cadeira 32. A data foi criada em 2007 em memória de seu importante trabalho social e político em Itu. A sessão solene contou com a participação do violonista Gilmar de Campos e aconteceu na sede da Acadil.