ACADIL terá encontro sobre Octávio Ianni

Octávio Ianni

Neste sábado (05), a partir das 10h30, no Museu da Energia, a Academia Ituana de Letras promoverá um encontro cultural gratuito sobre a vida e a obra do sociólogo ituano Prof. Octávio Ianni. O evento contará com a participação do Prof. Dr. Rodrigo Augusto Prando, Professor Pesquisador da Universidade Mackenzie, especialista na obra de Ianni. Também estará presente a bibliotecária Priscila Carreira Bittencourt, da UNESP de Araraquara, responsável pela Biblioteca Octávio Ianni, que guarda a coleção do autor.

Octávio Ianni nasceu em Itu (1926) e foi um dos principais sociólogos brasileiros, autor de teorias importantes sobre racismo, subdesenvolvimento, aluno e assistente de Florestan Fernandes. O emérito professor é autor de “Uma cidade antiga”, principal livro sobre o desenvolvimento econômico e social de Itu. Faleceu em São Paulo em 2004 deixando importante legado de obras sobre os temas estudados. É um dos novos patronos das Cadeiras criadas na ACADIL.

No mesmo evento será lançado o volume XXI da Revista da ACADIL, que reúne cerca de quarenta trabalhos de acadêmicos. A Revista é comemorativa do bicentenário do Padre Bento Dias Pacheco com alguns trabalhos de autoria do Dr. Ermelindo Maffei. Traz também precioso estudo sobre os Padres do Patrocínio, escrito em 1919 pelo Mons. Ezechias Galvão da Fontoura. Com ele a ACADIL lembra o bicentenário da morte do Padre Jesuíno do Monte Carmelo.