Açaí: pedida certa para o verão

As altas temperaturas registradas no verão brasileiro praticamente nos obriga a procurar alguma delícia gelada para nos refrescar. Seja um suco, um sorvete ou uma cervejinha, o importante é aliviar o calor! Porém, um alimento tipicamente brasileiro tem caído cada vez mais no gosto da população e vem fazendo parte do cardápio: o açaí.

Fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea), o açaí também é chamado de juçara. O mesmo é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí. A fruta também é encontrada em outros países próximos do Brasil, como Venezuela, Colômbia, Equador e as Guianas. Mas o Brasil é mesmo o grande produtor de açaí do planeta, responsável por 85% da oferta mundial.

Há cerca de 20 anos a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada no mercado nacional e internacional, após décadas sendo restrito à região amazônica, em especial Belém do Pará. Começou a se popularizar nas academias, integrando a famosa dieta da família Gracie.

Segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” – como também é chamado o açaí – tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

Atualmente, é possível encontrar o fruto em diversas formas, desde in natura até sendo utilizado para a fabricação de massas, complementos vitamínicos e também cosméticos variados. Mas a forma que ganhou fama mesmo foi o açaí na tigela – que aos poucos foi migrando para o copo e hoje é encontrado até em barcas!

Usando a polpa do fruto, essa iguaria foi ganhando diversos acompanhamentos e se tornando cada vez mais saborosa. Hoje é possível se deliciar com um açaí geladinho acompanhado de praticamente tudo, desde outras frutas e combinações diferenciadas, com chocolates e outros doces.

Foto: Divulgação/Nocaute Açaí

Benefícios do açaí

Mais do que um alimento gostoso e refrescante, o açaí traz benefícios para a saúde. O alto teor de antocianinas presentes nele garantem melhor circulação sanguínea e a saúde das veias e artérias ao prevenir acúmulo de placas de gordura. Consequentemente, o sistema cardiovascular é beneficiado.

As fibras do fruto facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, o que garante, entre outros benefícios, uma melhor digestão dos alimentos. O açaí também é rico em ácido oleico, uma gordura essencial que protege contra o câncer. Além do alto valor energético, o fruto tem vitaminas e ferro, que previnem anemia e fortalecem os músculos.

O fruto possui alto teor de proteínas, que têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Elas também contribuem para a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções. O cálcio presente na composição do açaí garante dentes e ossos fortes e previne a osteoporose e outros problemas ósseos. O potássio do açaí, aliado à boa ingestão de água, evita cãibras na prática esportiva.

Variedades do fruto

O açaizeiro apresenta duas variedades bastante conhecidas, cuja diferenciação é feita apenas pela coloração que os frutos apresentam quando maduros, as quais podem ser assim caracterizadas:

Açaí roxo: É a variedade regional predominante conhecida como açaí preto, pois seus frutos apresentam, quando maduros, uma polpa escura, da qual se obtém um suco de coloração arroxeada “cor de vinho”, originando assim, a denominação popular de “vinho de açaí”.

Açaí Branco: É assim denominado por produzir frutos cuja polpa, quando madura, se apresenta de coloração verde-escuro brilhante, fornecendo um suco (vinho) de cor creme claro.

Lenda do açaí

A lenda do açaí mostra a importância histórica do fruto na região Amazônica. A índia Iaçã, filha do cacique que liderava a numerosa tribo que antes ocupava a região onde hoje está situada Belém, deu luz a uma linda menina. Mas, como havia muita fome na região, a menina foi sacrificada para reduzir a população.

Iaçã chorou e rezou para Tupã, pedindo que ele lhe apontasse outra maneira de salvar seu povo sem tamanho sofrimento. Sua filha lhe apareceu numa visão e a levou até uma palmeira. Iaçã chorou aos pés da palmeira até a morte. Foi encontrada no dia seguinte, aos pés da palmeira, carregada de frutinhos negros – o açaí – que salvou o povo da fome.