Ação promove valorização da literatura

Amanda Lopes é ituana e destaca a importância do projeto para a literatura (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (07) comemorou-se o Dia do Leitor. E para marcar a data, o Periscópio conversou com a  atriz, diretora, dubladora e escritora ituana Amanda Lopes, idealizadora do “Farol das Palavras”, um projeto que procura gerar outros projetos que visam divulgação, valorização da literatura e o prestígio da lusofonia.

No ano passado, mais um projeto foi gerado, com a distribuição gratuita de livros de novos autores lusófonos, que nasceu a princípio como primeira edição, mas que ao longo do caminho foi ganhando vida própria, tornando-se assim um projeto permanente de incentivo à leitura, divulgação de novos autores lusófonos e de valorização da escrita em Língua Portuguesa.

Amanda comenta como tudo começou. “A literatura sempre esteve presente em minha vida como instrumento de conhecimento, mas, sobretudo como fonte sublime de inspiração e motivação. Foi por meio dela que entendi como as palavras podem mover sonhos, construir pontes e contar histórias que marcam e transcendem o tempo”.

“Eu gosto de contar histórias e inspirar novas histórias e isso é algo que sinto desde pequena quando ainda era apenas uma leitora profundamente interessada em desbravar. Escrevo desde os meus 12 anos, mas foi aos 18 que incentivada por minha mãe e pelo meu pai, realizei o que seria o primeiro de muitos sonhos, lançar o meu primeiro livro”, explica.

A escritora acrescenta. “Foi com os livros que entendi que também queria muito mais do que contar histórias por meio de páginas; queria contar histórias de forma cênica e foi assim que descobri minha outra paixão, a arte de atuar.”

Amanda, que escreve variados gêneros, tem ao todo oito livros lançados, entre poesias, narrativa em primeira pessoa, contos, história infantil, romance e desenvolvimento pessoal. Foi após o lançamento de sua sexta obra, “Farol das Palavras”, que o projeto homônimo surgiu nas redes sociais “como um modo de levar textos de minha autoria para mais pessoas, estar mais próxima dos meus leitores e pessoas interessadas em ouvir e contar boas histórias”.

“E principalmente levar expressão positiva, motivacional com um olhar mais sensível sobre a vida e é dessa maneira que de um projeto nascem outros projetos”, acrescenta Amanda que destaca. “O Farol das Palavras é projeto, marca, coletânea e é também uma ponte de construção que a partir dele, gera novos projetos que visam real incentivo à leitura, à escrita sem esquecer de algo imprescindível, o prestígio à nossa língua mãe, a língua portuguesa.”

“O Farol das Palavras deu início em 2020 a uma iniciativa de distribuição de livros que surgiu com o intuito de ser inovador, real, abrangente, inclusivo, pois qualquer pessoa de qualquer lugar do país e também habitantes de outros países pudessem receber um livro totalmente gratuito do projeto”, segue explicando a escritora.

O projeto, além de divulgar, valoriza os novos autores lusófonos por meio de apresentações em vídeos que acontecem no Instagram oficial @faroldaspalavras e por meio de uma galeria virtual criada exclusivamente para dar continuidade a essa divulgação por meio da exposição permanente de todos os livros participantes.

“Esta galeria, intitulada como ‘Galeria Lusófona’, se mantém em plena atividade com a inserção constante de novos títulos que participam do projeto e com a visita dos leitores que se interessam em conhecer as respectivas obras e suas sinopses”, destaca Amanda.

Após a visita à galeria, é possível entrar em contato por meio dos dois e-mails disponíveis na página “Contato” do site www.faroldaspalavras.com e solicitar um exemplar, que recebendo resposta positiva da equipe sobre sua disponibilidade, o leitor receberá diretamente em sua casa o livro escolhido de forma totalmente gratuita, com isenção total de frete.

O projeto já distribuiu livros por todo o país, incluindo também algumas cidades de Portugal e alguns países do Continente Africano e isso aponta a força que os autores de língua portuguesa, mesmo que ainda não devidamente reconhecidos por todos, exercem.

“A iniciativa recebe os livros gentilmente doados por seus respectivos autores e todos os exemplares chegam autografados exclusivamente para o projeto. A partir daí todos os investimentos com envios, incluindo as belíssimas embalagens que seguem com cartõezinhos exclusivos, mais entrevistas com curiosidades sobre cada autor, são inteiramente do projeto. Distribuímos somente um exemplar por pessoa para que o projeto seja abrangente”, comenta a escritora.

Autores interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @faroldaspalavras e enviar seu exemplar autografado para Caixa Postal 31282 / CEP 01309-970 / São Paulo/SP em nome de Amanda da Silveira Lopes.