Acontece por aí… – 29/11/17

São Paulo 

O que: Exposição “Nirvana: Taking Punk to the Masses”

Onde:  Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Pq. Ibirapuera

Quando: Até 12 de dezembro, de terças às sextas-feiras, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h

Informação: (11) 4003-1212

Sinopse: Influência musical dos anos 90, a banda Nirvana conquistou milhões de fãs ao redor do planeta e se tornou um grupo lendário aclamado pelo público até hoje. Dada sua grandiosidade, a banda reúne diversas histórias ao longo dos anos de atuação e parte deste catálogo está presente na exposição “Nirvana: Taking Punk to the Masses”, organizada pelo Museu de Cultura Pop em Seattle (MoPOP), que compõe o Samsung Rock Exhibition, série inteiramente dedicada às exposições de rock e cultura pop em parceria do Ministério da Cultura e com realização do Instituto Dançar e concepção de Pedro Bianco. Valores dos ingressos: R$ 25 (de terça a sexta-feira) e R$ 35 (aos sábados, domingos e feriados). Classificação indicativa: 16 anos.

 

Campinas

O que: Apresentação do grupo Audi Coelum – América Barroca

Onde: SESI Unidade Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália

Quando: Sábado (02/12), às 20h

Informação: (19) 3772-4100

Sinopse: Conjunto de música sacra e antiga apresenta nuances da religiosidade musical na América dos séculos XVII e XVIII. Audi Coelum retoma os villancicos, gênero musical erudito inspirado nas canções singelas dos vilarejos. O concerto tem o intuito de revelar parte de um vasto – e pouco conhecido – repertório musical dos países latino-americanos na época colonial. São obras de europeus, nativos e até escravos, onde o caráter religioso e devocional das composições convive e contrasta com os elementos festivos e jocosos. O gênero musical, cultivado na península ibérica e trazido para a América hispânica e portuguesa, inspira os compositores eruditos tanto na elaboração de melodias, acompanhadas ou harmonizadas, quanto na criação de obras ainda mais complexas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados no sistema “Meu SESI” (sesisp.org.br).

 

Sorocaba

O que: Exposição “Tecelagem Cianê e Sorocaba – Retratos de uma História”

Onde: Pátio Cianê Shopping – Av. Dr. Afonso Vergueiro, 823, Centro

Quando: Até 25 de dezembro, das 10h às 22h

Informação: (15) 3333-3333

Sinopse: A exposição apresenta uma diversificada seleção de registros fotográficos dos acervos de Júlio Durski, Wilson Fernandes, Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba e do Jornal Cruzeiro do Sul. A arquitetura do Pátio Cianê destaca detalhes que traduzem a cultura de uma época e a evolução da cidade através dos anos. Além de valorizar as transformações que ocorreram na paisagem urbana ao longo dos anos, a exposição aborda curiosidades sobre o cotidiano da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), das unidades fabris do complexo têxtil Cianê e dos processos relacionados à produção de algodão na região. A entrada é gratuita.