Adolescente saltense de 15 anos morre por complicações da febre maculosa

Laura estudava em um colégio particular em Salto – Foto: Reprodução

Complicações decorrentes da febre maculosa causaram, no último domingo (29/07), a morte de uma adolescente saltense de apenas 15 anos. Laura Bertajoni Vicente estava internada em um hospital de Campinas desde 20 de julho. O enterro de Laura ocorreu na manhã de segunda-feira (30/07), no Cemitério da Saudade, em Salto.

A garota vinha se queixando de dores de cabeça e o quadro dela foi piorando. Foi aí que os pais de Laura a levaram para Campinas, onde fez exames e foi constatada a queda nas plaquetas do sangue pela metade. Ela acabou indo parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a situação se agravou ainda mais e acabou falecendo às 11h de domingo, aproximadamente.

O falecimento da jovem causou comoção nas redes sociais e preocupação nos moradores da região com a doença, já que esta é a segunda morte decorrente da enfermidade confirmada em Salto neste ano. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra. Os principais sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça e no corpo, calafrios e manchas avermelhadas.