Advogado de Oliveira quer anular júri que condenou empresário a 20 anos de prisão

Oliveira foi detido após abordagem policial e encaminhado ao Presídio de Segurança Máxima

Após a prisão do ex-vice-prefeito de Itu e empresário Élio Aparecido Oliveira, o Oliveira Júnior, na noite da última terça-feira (25), na cidade de Cubati/PB, o Periscópio esteve em contato com o Dr. Flávio Markman, advogado de defesa do ex-gestor do Ituano Futebol Clube, que comentou o caso. “Estou em contato junto a outro advogado lá da Paraíba (Dr. Ranieri) e vamos solicitar a revogação da prisão preventiva, que é absurda”, explica o defensor, que acrescenta à reportagem .“Vamos tentar trazê-lo para São Paulo, além de tentar a anulação do júri ocorrido em Itu, que foi um verdadeiro absurdo”, afirma o advogado, sem explicar como fará isso.

Oliveira, havia sido julgado em fevereiro de 2015 e condenado a 20 anos de prisão em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado do advogado Humberto da Silva Monteiro e pela tentativa de homicídio de Josué Soares Dantas, o Dantas Filho, no ano de 2006, no Centro de Itu. Apesar da condenação na época, o empresário recorreu em liberdade por possuir residência fixa.

CNH falsa usada por Oliveira Júnior em Cubati, cidade paraibana com 7.200 habitantes

De acordo com informações do portal G1/Paraíba, moradores e Cubati denunciaram Oliveira para a Polícia Militar, pois consideraram a atitude do ex-radialista suspeita na cidade. Posteriormente, os policiais vieram a abordá-lo, tendo este apresentado um documento falso com o nome de José Djalma Santos Dias. Ele foi liberado, uma vez que aparentemente a documentação estava regular.

Porém, com o apoio da Polícia Civil, foi descoberta a identidade falsa, tendo então as autoridades efetuado a prisão próximo à casa em que Oliveira estava residindo, cumprindo assim o mandado de prisão da Comarca de Itu, atendendo ao pedido da Promotoria de Justiça de Itu, com a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tendo determinado na época que o juiz da 2ª Vara Criminal do Foro de Itu expedisse o mandado no final de agosto do ano passado, caso divulgado na época pelo Periscópio.

Ainda em agosto de 2017, após o mandado ter sido expedido, a Promotoria de Justiça de Itu pediu à Justiça que o nome de Oliveira, ex-vereador de Ribeirão Preto (ele foi cassado em 2011, por quebra de decoro em ocorrências de direção perigosa e desacato à autoridade), fosse incluído em uma lista de pessoas procuradas pela polícia brasileira, com o intuito de evitar que ele deixasse o País. Uma vez, acatada a solicitação da Promotoria, todas as unidades da Polícia Federal do Brasil foram informadas da inclusão do nome do empresário no sistema.

Após ter sido preso em Cubati, Oliveira foi encaminhado até o município de Soledade/PB, onde passou por Audiência de Custódia, tendo sido decretada a sua prisão preventiva, devendo responder também pelo crime de falsidade ideológica. Posteriormente, Oliveira Júnior foi encaminhado ao Presídio de Segurança Máxima de João Pessoa/PB. (Daniel Nápoli)

 

Fotos: 13ª Delegacia Seccional de Polícia Civil da Paraíba