Advogados de Itu pedem suspensão de licença de profissionais presos em rinha

Foto: Divulgação

Os advogados Damil Carlos Roldan, Fábio Ribeiro Lima e Giovanni Silva de Araújo enviaram na última quarta-feira (18) um pedido de apuração e afastamento imediato do exercício da profissão perante o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás – CREMEGO, referente ao médico Leonidas Bueno Fernandes Filho, inscrito com o CRM/GO Nº 2648, e perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas, referente ao médico veterinário André Luis Sotero Vital, inscrito com o CRMV/AM Nº 00505, ambos presos no último dia 14, em Mairiporã, numa ação da Polícia Civil que desmantelou a prática de rinha de cães.

Os pedidos, segundo os advogados, visam suspender, preventivamente, os profissionais do Exercício de suas profissões até que os fatos sejam totalmente apurados. “Os fatos são aviltantes e colocam em risco a saúde e a ordem pública, ofendem o artigo 225, §1º, VIII da Constituição Federal, além de representarem conduta criminal, sendo imprescindível que os órgãos de classe de cada profissional retire-os preventivamente do exercício da profissão”, afirmou Damil Roldan. 

Os fatos se estenderam até o município de Itu, sede do escritório dos três denunciantes, pois na mesma operação da polícia foram encontrados 33 cães da raça pit bull num sítio da cidade, de propriedade de um dos presos.

O advogado Fábio Ribeiro Lima, também denunciante, disse que “é inaceitável que uma violência brutal, que chocou a sociedade, não gere efeitos imediatos aos seus responsáveis. Devemos respeitar todos os direitos de defesa, mas os direitos sociais também precisam ser urgentemente respaldados. Aconteceram ofensas gravíssimas ao exercício legal das profissões e os acusados terão tempo para se defender, contudo, seu comportamento, diante dos indícios da autoria, representam risco aos seus clientes”.

O pedido feito pelos advogados, do Escritório ALR – Advogados Associados, foi baseado em violação a normas e princípios constitucionais, as leis inerentes ao exercício da Medicina e da Medicina Veterinária, as normas de saúde e ordem públicas e ao Código Penal.

“Importante destacar que esta denúncia é feita por nós, como poderia ser feita por qualquer cidadão. Aliás, o desejo é que cada vez mais tornemo-nos responsáveis pelas ilegalidades que vemos e adotemos medidas para impedi-las. Todo o trabalho feito por nós,  nas denúncias, foi extremamente técnico e baseado no que a legislação em vigor estabelece”, completou o Dr. Giovanni. “Os conselhos destas duas classes são muito atuantes e justos, sendo que temos certeza que medidas imediatas serão tomadas”.

Por fim, o advogado Damil destacou que acompanharão o processamento e os resultados não descartando a adoção de outras medidas cabíveis. “Se as providências referente ao afastamento prévio, que entendemos cabíveis e necessárias, não foram adotadas para a proteção dos direitos sociais, analisamos o ingresso de uma ação popular,  para que o Poder Judiciário adote, pelos meios legais a proteção de tais direitos”.

E completou: “Médicos, advogados, veterinários, dentistas e outros profissionais, além de terem suas condutas regradas por legislações específicas, fazem, ao final de seu curso, um juramento. Atos como estes, após todo o direito de defesa dos envolvidos, merecem punição exemplar”.

13 comentários em “Advogados de Itu pedem suspensão de licença de profissionais presos em rinha

  • 22/12/2019 em 08:14
    Permalink

    Parabéns a estes advogados!!! Que estes anti profissionais paguem sim por seus atosde covardia extrema.

  • 22/12/2019 em 08:17
    Permalink

    Temos,que apurar muito severamente

  • 22/12/2019 em 09:45
    Permalink

    Sou muuuuito de acordo!!! “Médicos, advogados, veterinários, dentistas e outros profissionais, além de terem suas condutas regradas por legislações específicas, fazem, ao final de seu curso, um juramento. Atos como estes, após todo o direito de defesa dos envolvidos, merecem punição exemplar”.

  • 22/12/2019 em 09:49
    Permalink

    Excelente!!! Isso demonstrará o respeito desses dois conselhos à sociedade!

  • 22/12/2019 em 10:21
    Permalink

    Apoiados.

  • 22/12/2019 em 13:14
    Permalink

    Concordo plenamente com a suspensão dos ditos”Srs” pois perante a permanência em tais actos de barbaridade merecem o descrédito de toda a sociedade e a repercussão que teve ao nível de países civilizados deixou em choque e desacreditados o seu próprio país.

  • 22/12/2019 em 14:29
    Permalink

    Tem que afastar esses médicos de suas profissões, eles oferecem perigo para sociedade. São sádicos.

  • 22/12/2019 em 15:24
    Permalink

    Pelo simples fato deles estarem no local já configura participação direta nos crimes de maus tratos,violação dos direitos dos animais e outros crimes que cabe a justiça apurar e condená-los por todos os crimes e perder o direito de exercer a profissão.Quero ficat informada de todo esse processo.Sou protetora dos animais e estou extremamente indignada.

  • 22/12/2019 em 15:30
    Permalink

    Srs. Advogados os parabenizo pela atitude em defender os animais.

  • 22/12/2019 em 15:45
    Permalink

    Parabéns !
    É isso aí!
    Enquanto não houver justiça e aplicação de punição, a monstruosidade contra os animais vai continuar

  • 22/12/2019 em 19:55
    Permalink

    Parabéns aos advogados, tem que suspender mesmo pois não são profissionais pela “vida” são assassinos. Todos os seres merecem “viver”, merecem respeito. Que um dia tenhamos vergonha de finanaciar a industria da carne. Hoje lutamos para que todos os seres sejam livres e agora vem estes idiotas causar sofrimento e se alimentar de cães? Um horror a humanidade caminha no retrocesso. Um bando de corvades.

  • 23/12/2019 em 00:22
    Permalink

    Apoiado

  • 23/12/2019 em 22:23
    Permalink

    FINALMENTE o povo brasileira começa a entender o caminho para a acabar ou minimizar a corrupção no Brasil.
    Administração é para administrador, inscrito em conselho de administração, assim como medicina, advocacia, engenharia, Psiquiatria, psicologia.
    Quando uma pessoa for pega cometendo ilícito ou ato ético, basta a firme representação perante o conselho de profissão, que a pessoa perderá o direito de exercer a profissão, regulamentada.
    Pensarão duas vezes em cometer atos ilícitos, pois perderão o direito ao exercício da profissão.
    Quando começar a cumprir esses requisitos, a começar pela profissão de administrador, ter-se-á um avanço no Brasil.

Os comentários estão desativados.