Aedes aegypti: Prefeitura de Indaiá e empresa iniciam monitoramento do mosquito

A Prefeitura de Indaiatuba e a Oxitec do Brasil iniciaram ontem (09) o monitoramento do Aedes aegypti em seis bairros do município. O objetivo é aferir com precisão a infestação do inseto em áreas que participarão da avaliação de campo da OX5034, nova linhagem do mosquito geneticamente modificado produzido pela empresa para combater o Aedes aegypti selvagem, transmissor de Zika, dengue e chikungunya.

Sem qualquer custo ao município, a parceria prevê a realização da avaliação de campo ao longo de até 36 meses em diferentes áreas. Cada área contará com liberação programada do mosquito OX5034 ao longo de até 18 meses.

A LPMA (Liberação Planejada no Meio Ambiente) da nova linhagem do inseto foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e prevê a realização de avaliações em campo da linhagem OX5034 em quatro bairros da cidade de Indaiatuba. Outros dois bairros serão monitorados, mas não serão tratados com o mosquito geneticamente modificado, para efeito de comparação. Além do monitoramento do Aedes aegypti selvagem, posteriormente, a avaliação inclui a liberação e o monitoramento da dispersão, longevidade e capacidade de reprodução da linhagem OX5034 no local onde os insetos serão controladamente liberados.

A tecnologia não traz riscos para a saúde humana, animal ou ao meio ambiente. Serão monitoradas áreas dos bairros Cecap, Jardim Itamaracá, Jardim Moacyr Arruda, Jardim Oliveira Camargo, Jardim São Conrado e Morada do Sol. O monitoramento será realizado com ovitrampas – armadilhas para coleta de ovos, que depois são contados para projeção de estimativas populacionais do mosquito.