Aglomerações são registradas em diversos pontos de Itu

Fila em frente à CAIXA foi vista na última semana (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Durante a última semana, diversas fotos rodaram as redes sociais mostrando aglomerações de diversos tipos, principalmente na região central, em frente a estabelecimentos como agências bancárias e casas lotéricas. O principal motivo foi o quinto dia útil, quando a maioria dos pagamentos são realizados. Também foram registradas filas de pessoas buscando informações sobre o auxílio de R$ 600 que será concedido pelo governo.

Além das imagens que percorreram a internet, a reportagem do JP também constatou aglomerações em centros de distribuição de gás de cozinha, item que está cada vez mais em falta na cidade. Também foi constatado que alguns comércios não estão respeitando o decreto estadual de quarentena, que determinou o fechamento de estabelecimentos não-essenciais até o dia 22 de abril.

Alguns bares em Itu estão burlando a determinação do Governo de São Paulo, servindo seus clientes através das frestas do portão fechado. Foi um caso de um bar e uma adega no bairro Jardim Aeroporto, flagrados pelo Periscópio. Em outros pontos da cidade, inclusive na região central, foram vistas lojas operando irregularmente. Diante disso, questionamos a Prefeitura de Itu.

Em nota, a municipalidade afirmou que a Fiscalização está trabalhando de “forma austera”, orientando os comerciantes (que não cumprem o decreto) a baixarem as suas portas. Em caso de reincidência, os locais podem ser lacrados ou até terem os alvarás cassados. O mesmo ocorre com os estabelecimentos autorizados a funcionar (bancos, lotéricas, supermercados), caso seja constatada aglomeração.

A administração também comunica que os munícipes podem colaborar e denunciar aglutinações de pessoas à Guarda Civil Municipal pelo número 153. A população também pode auxiliar enviando foto e endereço do local que não está cumprindo o decreto para o WhatsApp da Prefeitura de Itu: (11) 94136-6222.

Por fim, a Prefeitura de Itu reforçou a necessidade do isolamento social neste momento e recomenda que a higiene pessoal, com a lavagem das mãos usando água e sabão, seja redobrada.

6 comentários em “Aglomerações são registradas em diversos pontos de Itu

  • 14/04/2020 em 00:48
    Permalink

    Essa situação está uma vergonha .aqui na cidade nova está pior as ruas lotada de gente famílias toda nos mercados com crianças mulheres grávida .sábado fui na lotérica fiquei indignada de tantas pessoas de idade e do grupo de risco na rua e hoje continua a mesma coisa.

  • 14/04/2020 em 10:10
    Permalink

    Vimos domingo à tarde uma aglomeração na porta do velório municipal. Quase ninguém de mascara e ninguém mantendo distância segura. Cabe à prefeitura impor suas regras para esse triste local.
    Alice Rossi de Barros

  • 14/04/2020 em 10:16
    Permalink

    E uma vergonha o prefeito se fala tanto em epedemia mais não faz nada pra não deixa estás coisa acontece minha esposa teve que ir no banco Santander tive no centro da cidade mais estava muito lotado e agência da vila nova fechada não sei porque tem está agência aí se não está abrindo será que as autoridades não Tam vendo isto

  • 15/04/2020 em 06:06
    Permalink

    Bom dia…pra nós domésticas,..q trabalhar em csa d família ou faxina…não tem regras pq tbm corremos o risco por ir ….vir pegamos..ônibus….com aglomeração…d pessoa..e aí o q fazer….

  • 09/05/2020 em 18:30
    Permalink

    Camping funcionado apenas de determinação
    Legal.
    Falta fiscalização.
    O decreto do governador é explícito.
    Onde está a fiscalização.

  • 27/05/2020 em 19:24
    Permalink

    Em chácara eh permitido aglomerações de pessoas fazendo festas onde tem idosos e crianças como participantes

Os comentários estão desativados.