Alunos da Escola Estadual “Berreta” representam Itu em concurso de música

Foto: Reprodução

Alunos da Escola Estadual “Professor Antonio Berreta” representaram a cidade de Itu na 3ª edição do concurso “Vozes Pela Igualdade”, promovido pela Secretaria da Educação. O tema deste ano é a Igualdade de Gêneros. Os alunos, professores, gestores e funcionários da Escola Berreta, a Diretoria de Ensino de Itu e toda a comunidade escolar parabenizam o grupo pela iniciativa. O vídeo pode ser conferido no link https://goo.gl/qooABN.

O concurso tem como objetivo, dentre outros, refletir sobre a desigualdade na construção social de gênero, especialmente seus efeitos nas experiências femininas de uma perspectiva problematizadora e crítica. A divulgação para a participação no concurso foi feita aos alunos da escola durante as reuniões de líderes de turma, reunião de líderes de Clube Juvenil e também durante as aulas eletivas, pelos integrantes do Grêmio Estudantil.

Após estudar a respeito do tema, um grupo formado por quatro alunos apresentou para a Comissão Julgadora da Escola a música “A Voz da Mudança”, cuja letra e melodia são de autoria do grupo formado pelos alunos Breno Santana Tavares, Driely Mouzinho de Oliveira Silva, Gabriel da Silva Fernandes e Samuel Ruza do Nascimento. Para a participação no concurso, os alunos contaram com ajuda da professora responsável Ana Maria Roveri, que acompanhou e orientou o grupo nas tomadas de decisão, documentação e busca por parcerias.

A primeira parceria estabelecida foi com o músico ituano Ney Zara, que auxiliou os alunos com exercícios vocais e dicas para potencializar a performance dos cantores; o músico também entrou em contato com o produtor musical Leandro, da dupla Deuber & Leandro, que prontamente se disponibilizou a gravar em estúdio a canção criada pelos alunos da escola, o que é permitido pelo regulamento do concurso. A gravação foi realizada e em seguida os alunos produziram um videoclipe, com imagens feitas por eles próprios e editadas pelo aluno colaborador Willian Gabriel Sakamoto Henrique.

Atendendo ao regulamento, o vídeo foi postado no YouTube e o link e a documentação dos alunos foram encaminhados à Diretoria de Ensino de Itu, para apreciação e seleção da Comissão Julgadora, na qual a escola foi comunicada que o trabalho foi selecionado para representar a Diretoria.

A próxima etapa será a da escolha por parte da Comissão Multidisciplinar do Ministério Público e Secretaria da Educação. Os 10 vídeos escolhidos serão divulgados no dia 30 de julho para que ocorra a votação popular online e apresentação da música vencedora, após o dia 13 de agosto.