Alunos da Rede Municipal visitam nascente modelo no Parque Chico Mendes

Nascentes estão ganhando placas identificando as coordenadas geográficas do local (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está retomando as aulas de Educação Ambiental, atendendo ao Programa de Educação Ambiental que contempla visitas monitoradas às nascentes, principalmente aquelas intituladas “Nascentes Modelo”.

Na última semana as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Professora Carolina de Moraes Macedo e Professora Marilze Calil, foram conhecer a Nascente Modelo do Córrego do Barreiro, localizada no Parque Chico Mendes, ocasião em que as crianças ajudaram na colocação de uma placa identificando as coordenadas geográficas do local. Assim como essa, as demais nascentes da cidade estão sendo mapeadas e georeferenciadas, facilitando sua localização para desenvolver planos de recuperação e preservação, coleta e análise de água, além de plantios.

As nascentes modelos também são importantes para informar os munícipes sobre a relevância desses olhos d’água para os mananciais, principalmente em parques urbanos por serem mais visíveis para população.

Esta nascente do Córrego do Barreiro já foi recuperada por meio de plantio realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de aumentar seu volume de água. Nascentes mapeadas e restauradas (reflorestadas) com árvores nativas são importantes para aumentar o volume e qualidade dos córregos urbanos e de mananciais.