Alunos do Almeida fazem ato em apoio à proibição do uso de canudos plásticos

Os alunos do Colégio Almeida Júnior realizaram na manhã de ontem (29) uma mobilização pelas ruas ao redor da instituição de ensino com o intuito de mobilizar a comunidade sobre a importância da proibição do uso de canudos plásticos. Eles percorreram importantes vias do bairro, como a Rua Sorocaba e Avenida Galileu Bicudo, que possuem um grande fluxo de veículos e pessoas, para conscientizar o maior número de cidadãos.

Antes da mobilização os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II realizaram uma pesquisa sobre o assunto em que constataram dados impressionantes sobre os problemas que o descarte desses canudos causa no meio ambiente, prejudicando tanto a fauna quanto a flora. Depois eles realizaram uma apresentação aos demais alunos do colégio abordando a questão e nesta sexta-feira, promoveram a mobilização junto à população.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II, Luciana Nunes Vaccari Avi, após a realização do trabalho de pesquisa os alunos foram atrás da legislação existente sobre o assunto e descobriram que na nossa cidade também foi aprovada uma lei que proíbe o uso de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais. “E a partir daí, surgiu a ideia de fazer uma mobilização junto às famílias que moram ao redor da escola”, finalizou.

Os alunos apoiam a lei municipal de autoria do vereador Mané da Saúde (PRB), que “proíbe a utilização de canudos de plástico, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares, exceto os biodegradáveis, no âmbito do município de Itu”, e que foi sancionada em dezembro de 2018 (com prazo de 180 dias a para os estabelecimentos se adequarem).