Alunos do Almeida Júnior são classificados para 2ª fase da Mostra Brasileira de Foguetes

Foto – Divulgação

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Almeida Júnior participaram da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Devido ao excelente resultado obtido, eles foram convidados para participar da 2ª fase, “Jornada de Foguetes”, que acontece na cidade de Barra do Piraí/RJ entre outubro e novembro deste ano. Essa foi a primeira vez que os alunos do colégio participaram da mostra e o colégio foi a única instituição de ensino de Itu a se classificar para a próxima fase da MOBFOG.

De acordo com o professor de Física, Marcus Vinícius Gessoli, os alunos desenvolveram foguetes com garrafas pet, seguindo o regulamento e todo o passo a passo da prova. “O empenho dos alunos na montagem, execução e lançamento dos foguetes foi surpreendente, visto que foi a primeira vez que o colégio participou dessa mostra, diante de um regulamento rigoroso e inúmeras regras. Além do excelente resultado, nos classificamos para a próxima fase”, destaca o professor de física.

Além da dedicação dos alunos, esse resultado também se deve ao excelente trabalho desenvolvido pelo professor Marcus, frente à disciplina de Física, que incentivou e apoiou os alunos para participarem da MOBFOG e também das olimpíadas de Física e de Astronomia e Astronáutica. A MOBFOG é inteiramente experimental e consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Para a direção, a participação dos alunos em olimpíadas e os resultados obtidos são motivos de grande satisfação e orgulho e comprovam que o trabalho desenvolvido na instituição, aliada à disciplina em sala de aula e nos estudos, reflete nitidamente nos ótimos resultados obtidos pelos alunos.

O aluno Rafael Godoi Cutait foi selecionado para participar do processo seletivo que vai escolher a equipe brasileira para representar o país na etapa internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O convite surgiu graças ao desempenho de Rafael, que obteve nota acima da média na prova deste ano da OBA. A Olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC.