Alunos do Colégio Almeida Júnior adotam pintinhos em projeto escolar

Pelo nono ano consecutivo o Colégio Almeida Júnior realiza o projeto com os alunos

Foto – Divulgação/Regina Lonardi

Durante cinco dias, os alunos do 8º ano do Colégio Almeida Júnior participaram de uma atividade diferenciada, tendo como tarefa a responsabilidade de cuidar de um ser vivo, um pintinho com poucos dias de vida. Esse projeto, desenvolvido dentro da disciplina de ciências, é realizado há nove anos pela instituição de ensino e tem por objetivo alertar os alunos sobre a importância de prevenir uma gravidez precoce. Até hoje nunca houve registro de casos de gravidez precoce no colégio.

O assunto, abordado durante as aulas de ciências, possibilitou o desenvolvimento dessa atividade e durante o período que os alunos estiveram com as aves, puderam ter consciência dos riscos e da responsabilidade de cuidar de uma vida, que é o que acontece numa gravidez precoce. Por meio dessa atividade cada aluno recebeu um pintinho e durante esse período tiveram que dedicar seu tempo 24 horas por dia, tendo que cuidar e alimentar a ave e abrir mão de afazeres que gostam e de momentos de lazer.

Os alunos também precisavam levar os pintinhos na escola e ficar com eles na hora do intervalo, para entenderem a responsabilidade de se cuidar de outra vida. A aluna Giovana Giacomin relatou em seu diário que “no começo não sabia o que fazer, estava perdida. Foi muito bom saber que minha família me apoiou e ajudou com o ‘bebê’. Havia o lado bom, cheio de amor e fofura, mas o lado ruim fez uma sujeira enorme. Valeu a experiência”.

Uma das mães destacou que “no primeiro dia deu uma insegurança no sentido do bem-estar do pintinho, porém deixamos toda responsabilidade para a nossa filha. Ela entendeu muito bem a proposta do trabalho, pois sabia que a vida daquele pintinho dependia totalmente dela”.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II, Luciana Nunes Vaccari Avi, “essa atividade tem dado excelente resultado”. ”Temos certeza de que essa experiência realmente conscientiza os jovens no sentido de despertar nos alunos a responsabilidade de cuidar de um ser vivo nos primeiros instantes da vida e também cuidar do próximo necessitado”. Após o encerramento desta atividade, os pintinhos foram doados para a Comunidade Totus Tuus.