Alunos do Colégio Almeida Júnior visitam exposição de Pery Guarany Blackman

A Igreja da Matriz e o antigo prédio do Museu Republicano também foram visitados

Os alunos do 8º ano do Colégio Almeida Júnior visitaram a exposição “Itu e seus moradores nas caricaturas de Pery Guarany Blackman”, realizada no Museu Republicano “Convenção de Itu”. A atividade faz parte da disciplina de Patrimônio Cultural que o colégio oferece aos alunos de forma pioneira na cidade.

Após visitarem o museu, os alunos também percorreram alguns pontos históricos da cidade. Segundo o professor da disciplina de Patrimônio Cultural, Luís Roberto de Francisco, a visita do 8º ano ao centro histórico de Itu teve vários objetivos, como analisar a tipologia arquitetônica dos imóveis existentes no centro da cidade e os desenhos das ruas que foram planejadas, além de analisar a temporalidade destas através de placas com nomes antigos e datas.

Em seguida visitaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária e o antigo prédio do Museu Republicano, onde puderam identificar a mobília de uma família rica, que no século passado tinha condições de possuir objetos e móveis europeus. Por último visitaram a exposição “Itu e seus moradores nas caricaturas, de Pery Guarany Blackman” e aprenderam um exemplo de como é possível fazer humor com respeito e observaram as características que foram utilizadas pelo artista.

Foto – Divulgação/Colégio Almeida Júnior

“Ao longo do aprendizado, os alunos do Colégio Almeida Júnior são levados a participar de atitudes concretas pela manutenção de bens culturais, aprendendo que a responsabilidade sobre o patrimônio de uma cidade, antes de mais nada, é da própria sociedade”, conta Luciana Vaccari Avi, coordenadora do Ensino Fundamental II.

Na disciplina de Patrimônio Cultural o aluno aprende a valorizar a herança cultural recebida de outras gerações e consequentemente, forma a consciência de que o patrimônio cultural preservado é fundamental para a cidadania.