Alunos do Monteiro Lobato promovem exposição crítica sobre a sociedade brasileira

Alunos e familiares prestigiaram trabalhos desenvolvidos nas aulas de Oficina de Comunicação e História/ Foto – Yasmin Cardozo

Analisar a composição social do Brasil durante o Império, a Primeira República e a Contemporaneidade, por meio de um olhar sensível e crítico. Esta foi a proposta da exposição fotográfica “República Exclusiva”, promovida pelos alunos do 9º ano do Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, na noite da última sexta-feira (24). A atividade reuniu estudantes, familiares e professores em um encontro de importantes reflexões.

A exposição foi resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pelos professores Cassia Batalha, de Oficina de Comunicação, e Marcelo Leite, de História. A partir de pesquisas e discussões, iniciadas em meados de maio, os alunos foram estimulados a refletir sobre as minorias que foram e continuam silenciadas até os dias atuais, destacando que a realidade vivenciada agora não está tão distante de nosso passado.

A instalação artística ainda contou com microcontos, e os visitantes puderam desfrutar de uma experiência não apenas visual, mas também sonora. “Nas nossas aulas, sempre tento sensibilizar os alunos pela literatura, inclusive por meio de ferramentas de comunicação que vão além dos textos verbais”, destaca professora Cassia.

Em paralelo à exposição, o público pôde conferir na ocasião os resultados de outro projeto, do 8º ano, sobre as questões de identidade na América Latina, incluindo aspectos sociais e culturais, também desenvolvido em parceria entre os professores de Oficina de Comunicação e História. “Procuramos sempre trazer para a realidade atual os temas apresentados nos materiais didáticos e concretizar o aprendizado com experiências práticas. Temos obtido ótimos resultados, além de grande interesse por parte dos estudantes”, observa professor Marcelo.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984.