Animais Fantásticos e Onde Habitam

fantastic-beasts-where-find-them-movie-2016-redmayne

Por André Roedel

Eu fiquei com o pé atrás quando a Warner anunciou que faria uma adaptação de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, livro que tenta se passar por uma versão real de um dos livros didáticos que os personagens da série Harry Potter leem na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Com pouco mais de 60 páginas, a obra traz apenas informações – e não bem uma história – sobre as criaturas ficcionais que rondam o universo criado pela escritora J.K. Rowling.

Minha apreensão foi se dissipando quando divulgado que a própria Rowling ficaria incumbida do roteiro do filme, que conta com direção do competente David Yates (que já está acostumado com a franquia, tendo dirigido as últimas adaptações). E, agora que já vi o filme, posso ficar ainda mais tranquilo: Animais Fantásticos e Onde Habitam é ótimo!

A trama acompanha o excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne), que chega a Nova York carregando uma mala cheia de criaturas mágicas. Em um incidente com um não-maj (termo que os norte-americanos usam para designar os que não são bruxos, assim como os europeus usam trouxa), Newt acaba soltando alguns desses animais pela cidade – que acabam expondo a comunidade bruxa nova-iorquina.

Em sua aventura tentando recolher as criaturas, Newt acaba conhecendo outros bruxos, como Tina (Katherine Waterston) e Queenie (Alison Sudol), irmãs órfãs que o ajudam na empreitada, e também o próprio não-maj Jacob (Dan Fogler) – que serve como um excelente alívio cômico durante o filme, além de ser uma representação do espectador na trama – que fica fascinado com todo aquele encanto da magia. Principalmente se for fã dos livros.

Porque Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme pensado para o fã, apesar de poder ser conferido até mesmo por quem nem sabe quem é Harry Potter – aliás, esqueça o jovem bruxo aqui: ele nem é citado. A cada feitiço pronunciado e a cada referência à rica história da comunidade bruxa criada por Rowling ficava mais evidente que a autora quis dar um grande presente a todos aqueles que acompanharam os livros e, hoje, são adultos. Mas adultos que precisavam voltar a ver aquela magia novamente.

E isso o filme consegue com tranquilidade. Tem seus problemas? Tem, como qualquer um. Alguns ótimos atores acabam tendo participações minúsculas e sem peso, como Jon Voight. A ausência de uma ameaça mais bem definida também me incomodou um pouco, assim como a falta de um histórico dos personagens apresentados.

Mas tudo isso será visto nas sequências, afinal a franquia “Animais Fantásticos” terá (pelo menos) mais quatro filmes. Ou seja, teremos tempo suficiente para desbravar mais desse encantador mundo mágico de Newt e companhia. Porque uma história tão rica como essa não poderia ficar limitada apenas à saga de um só bruxo, não é?

Nota: 8,5/10

Ficha técnica:
Direção: David Yates
Produtora: Heyday Films/Warner Bros.
Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston e Colin Farrell
Duração: 2h13
Censura: 10 anos
Gênero: Fantasia