Aniversário de 200 anos de padre Bento foi comemorado com música

Foto: Tucano

A Banda Musical Milton de Oliveira Silva Filho, do Colégio Cidade de Itu – Anglo, sob a regência do maestro e professor de Música Davi Marangoni, participou das solenidades da 50ª “Semana Padre Bento”, na manhã da última segunda-feira (16).

O evento foi realizado na Paróquia Nosso Senhor do Horto, na Vila Padre Bento, em comemoração aos 200 anos de nascimento do religioso ituano que, naquele mesmo local, dedicou-se durante 42 anos a cuidar de hansenianos no Hospital dos Lázaros, antigo nosocômio, fundado em 1808, por seu antecessor, padre Antonio Pacheco e Silva.

Alunos do 4º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Bento também participaram da solenidade com o cordel “A bondade de Bento”, assim como o integrante da banda militar do 2º GAC L (Regimento Deodoro), Cabo Prieto, que se encarregou pelo Toque do Silêncio diante do túmulo do homenageado – chamado de “Apóstolo da Caridade” –, que se encontra no interior da igreja da Paróquia.

Este ano se comemora também 150 anos de sua ordenação sacerdotal quando já tinha 50 anos de idade. Padre Bento Dias Pacheco nasceu em Itu na Fazenda da Ponte no dia 17 de setembro de 1819 e faleceu em 6 de março de 1911.