Ano novo, bolso em ordem. Este é o sonho

Todo ano é a mesma coisa: chega janeiro e você precisa se programar para não começar no vermelho. E isso é difícil, depois de passar Natal e réveillon. O 13º vai embora e a gente nem vê, não é mesmo? E o pior é que o ano já começa com alguns compromissos extras, que não tem como fugir como IPVA e IPTU. Isso sem contar que logo virão os gastos com material escolar.

 Saiba que é muito importante estabelecer um controle já em janeiro, para que você não tenha maiores problemas no restante da temporada. É importante educar-se financeiramente. Pagar as dívidas na data certa é uma medida importante e pode livrar você de juros indesejados. E em se falando em juros, nunca se esqueça que cheque especial e principalmente cartão de crédito é uma torneira aberta para se pagar juros.

 Uma coisa é certa: nestes tempos de pandemia, isolamento social, você certamente deixou de fazer um bom número de gastos supérfluos, não é mesmo? Nem por isso você passou fome ou deixou de se vestir. Então é um bom momento para planejar – e executar – o corte de alguns gastos. Algumas coisas pequenas podem representar um bom volume no final das contas.

Ficando mais em casa, as pessoas estão assistindo a televisão de modo mais frequente. Se você tem TV por assinatura, experimente procurar um plano mais enxuto, mais básico. Afinal, quem é a pessoa que consegue assistir a todos os canais pelos quais paga?

Se você utiliza o cartão de crédito, duas dicas: page a fatura em dia e procure pagar sempre o total da fatura, pois fazer o pagamento mínimo ou outro valor menor que o total vai levá-lo ao pagamento de juros abusivos que vão crescendo mês a mês, fazendo com que uma hora você não consiga conter esse tipo de gasto. E se o cartão lhe oferecer vantagens como seguro de viagem, no caso de comprar uma passagem aérea ou programas de recompensa ou milhagens, pode valer a pena.

 Fazer cortes é importante, mas procurar meios alternativos de receitas extras também é uma ótima saúde para seu bolso. A internet oferece muitas possibilidades de ganhos extras que podem reforçar seu orçamento, as vezes sem que você precise sair de casa.

  Finalmente, se puder, invista. Guardar dinheiro no banco ou debaixo do colchão já era. Se houver alguma sobra, não deixe o dinheiro parado. Tente fazê-lo crescer, render. Pesquise maneiras – e há várias – de investimento. Mas é preciso saber investir, para não transformar um sonho em pesadelo. Caso tenha dúvidas procure especialistas, não tenha vergonha em pedir orientações.