APAE de Itu: atendimento especializado em tempos de pandemia

Consciente da importância do atendimento nas diversas áreas de atuação que executa para as pessoas com deficiência, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu (APAE), desde que iniciou a pandemia, tem se apropriado das legislações vigentes, orientações, protocolos sanitários e pronunciamentos governamentais para poder continuar realizando seus atendimentos, seja se reinventando de forma remota, com o teleatendimento, e de forma presencial.

“Garantir o desenvolvimento dos usuários, assim como a segurança e saúde, requer um desafio grande que extrapola as possibilidades da APAE enquanto instituição. Por isso, internamente, para poder retomar os atendimentos presenciais, foram tomadas todas as medidas necessárias, recomendadas e pertinentes ao alcance da entidade”,  comenta a diretora escolar Rosana dos Reis.

“A instituição equipou com totens de álcool em gel todas as entradas principais, assim como tapetes sanitizantes. Foram adquiridos aventais descartáveis, máscaras e luvas para uso da equipe nos atendimentos. Foram realizados também três procedimentos de sanitização em todos os espaços, desde a retomada dos atendimentos presenciais. Na rotina diária é feita a aferição da temperatura dos profissionais e usuários na entrada do atendimento”, acrescenta Rosana.

Em agosto, a APAE retoma as atividades presenciais com ampliação do atendimento e “com um pouco mais de segurança, considerando que os profissionais tomaram a primeira dose da vacina, assim como uma boa parte dos usuários acima de 18 anos, o que nos enche de esperança, pois sabemos da importância e relevância dos atendimentos presenciais aos nossos assistidos”, destaca a diretora.

Assim como foi necessária a reinvenção na questão dos atendimentos aos assistidos, a instituição precisou buscar também novas maneiras de angariar fundos e reforçar as campanhas de arrecadação, que “com apoio da comunidade foi ressignificada pelas várias formas existentes em ser solidário. O movimento apaeano e a luta da pessoa com deficiência no Brasil é permeada por exemplos e histórias de apoio e dedicação que em muito fortalecem a causa”, destaca Patrícia Viana, coordenadora de relações institucionais da APAE.

No que diz respeito à APAE de Itu, são muitas as formas de ajudar e basta querer aderir a alguma delas. “Quando falamos em doação, muitas vezes somos levados a pensar imediatamente no apoio financeiro. Não podemos negar sua importância, pois é dele que provém proporcionar aos assistidos mais atendimento, tão necessário em suas vidas. Mas colaborar com dinheiro não é a única forma de ajudar. Você pode fazer a sua colaboração das mais infinitas formas”, explica Patrícia.

O interessado pode ser um contribuinte, fazendo doações para o bazar de novos e usados, doação e digitação voluntária da Nota Fiscal Paulista, doação para coleta de óleo sustentável, doação de lacres e latinhas, adesão aos eventos promovidos e destinação do Imposto de Renda.

“Ser um apoiador de uma causa social é uma das formas mais gratificantes de exercer empatia e cidadania. Ser solidário com a necessidade do outro torna o ser mais humano, haja vista que para ser experenciada a solidariedade é preciso tentar se colocar no lugar do outro, se sensibilizar com a sua condição e tentar amenizar da forma que for possível a realidade que o seu semelhante vivencia”, conclui Patrícia.

Mais informações a respeito da APAE de Itu e como auxiliar podem ser obtidas pelo telefone (11) 4022-4604 ou pelo Facebook https://www.facebook.com/apaeitu.