Apresentação da APAE no Rotary mostra trabalho realizado com recursos doados

Diretores e profissionais da APAE e diretores do Rotary Club de Itu com a aluna Sara – que recebeu o tratamento – e sua mãe / Foto: Divulgação/Rotary Club de Itu

Na noite do dia 28 de novembro, a APAE de Itu se apresentou no Rotary Club de Itu, em evento que contou com rotarianos, familiares, convidados, imprensa e profissionais  e professores da entidade, os quais mostraram as fases do tratamento que resultou na evolução da aluna Sara, uma menina de 7 anos, após tratamento terapêutico pelo protocolo “Pediasuit”, um recurso para tratamento intensivo que mescla exercícios com o uso de um macacão terapêutico ortopédico para promover um ajuste biomecânico no paciente com sequelas neurossensoriomotoras.

Os dispositivos e aparelhos são doações de um Projeto de Subsídio Global elaborado pelo Rotary Club de Itu e que também contou com aportes de recursos do Distrito Rotário 4310. O projeto recebeu mais de R$ 140 mil e equipou praticamente todo o prédio da saúde da APAE de Itu. Os recursos de Rotary são originários da própria sociedade, através de arrecadações financeiras em eventos e por vezes com recursos não financeiros como ajudas de colaboradores.

A apresentação teve por objetivo mostrar e comemorar o que entidades dedicadas, sólidas e idôneas podem fazer por quem tem necessidades. A oportunidade  serviu também como uma prestação de contas à sociedade, que colabora principalmente comparecendo aos eventos que geram os recursos que alavancam e financiam os projetos.

Enquanto comemora o sucesso do que foi Projeto APAE – que hoje é uma realidade beneficiando a sociedade ituana –, o Rotary Club de Itu continua construindo novas realizações. O próximo alvo é escola de música da Corporação Musical União dos Artistas, entidade que em 106 anos ininterruptos formou um número grande de músicos, quase sempre provenientes das classes menos abastadas, inclusive fornecendo-lhes gratuitamente seus instrumentos musicais.

No momento, a escola conta com mais de 60 alunos, aceitos em matrícula a partir dos 10 anos de idade. Os recursos para o pontapé inicial virão da tradicional Macarronada do Rotary Club de Itu, que terá a sua 17ª edição no dia 27 de abril de 2019.