Aproveitando o descanso da melhor idade

Casas de repousos, lar de idosos e asilos são locais especializados em atender e zelar por aqueles que estão na melhor idade

 

A melhor idade deve ser aproveitada com cautela e muita tranquilidade, e é por isso que muitos lares se especializam exatamente nisso, para fazer com que a fase da melhor idade seja leve e descontraída. Muitas famílias não têm tempo para cuidar apropriadamente de seus entes já mais velhos, fazendo com que a busca por lares de cuidados e repouso para idosos seja ainda maior.

A origem do lar de repouso para idosos, que pode ser chamado de instituição de longa permanência para idosos (ILPI), está ligada aos asilos, inicialmente dirigidos à população carente que necessitava de abrigo, frutos da caridade cristã diante da ausência de políticas públicas.

Isso justifica que a carência financeira e a falta de moradia estejam entre os motivos mais importantes para a busca, bem como o fato de a maioria das instituições brasileiras ser filantrópica (65,2%), o preconceito existente com relação a essa modalidade de atendimento e o fato de as políticas voltadas para essa demanda estarem localizadas na assistência social.

Para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ILPIs são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

Sumarizando, entende-se ILPI como uma residência coletiva, que atende tanto idosos independentes em situação de carência de renda e/ou de família quanto aqueles com dificuldades para o desempenho das atividades diárias, que necessitam de cuidados prolongados.

Ao longo do tempo, foram surgindo também lares de idosos particulares, que oferecem ainda mais conforto e dignidade para as pessoas idosas. Segundo especialistas, um dos principais motivos para deixar um idoso em um espaço como esses é a socialização.

E os cuidados com os idosos estão cada dia mais em pauta, visto que no Brasil, a taxa da população com mais de 60 anos foi de 9,8% para 14,3% de 2005 a 2015. Em nosso país, o aumento é mais rápido do que em países desenvolvidos e chegará a 35% em 2070, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Como você pode encontrar o melhor lar de repouso

Analisar alguns pontos na hora de escolher o lar ideal para seu ente querido fará com que a busca por este renda uma boa escolha, tanto para o idoso que será assistido quanto para o familiar que selecionará o local. Confira:

  • Localidade: na hora de pesquisar por locais para essa finalidade, o ideal é que seja escolhido um lar que seja próximo de familiares, pois assim fica fácil entrar em contato em caso de emergência ou até mesmo para visitar o ente idoso;
  • Serviços: escolher o local que ofereça mais serviços úteis e necessários para que o idoso aproveite o repouso ao máximo é apropriado, já que não adianta nada escolher um lar de repouso que não ofereça atividades relaxantes. A casa de repousos para idosos deve ter uma estrutura necessária para atender as necessidades destes, oferecer alimentação balanceada e acompanhada de profissional da área de nutrição e ainda oferecer atividades físicas para tirá-los da inércia;
  • Custo: o custo dos lares de repouso para melhor idade também deve ser colocado em pauta. Avaliar os serviços oferecidos e o custo destes é válido para quem quer optar pelo melhor lugar e sem gastar absurdos com isso;
  • Valores: escolha sempre um local de sua confiança ou que tenha recomendações positivas. Não adianta nada colocar seu ente querido em um local no qual os médicos e cuidadores não tratem seus assistidos de forma respeitosa e zelosa.

 

Dicas gerais

Assim como avaliar os pontos antes de escolher o local fará diferença no resultado final, ficar atento a outras medidas também tornará ainda mais fácil a decisão de confiar o cuidado de seus entes da melhor idade em outras pessoas e serviços.

A comunicação deve ser a prioridade na hora de tomar qualquer decisão sobre o assunto. Conversar com o proprietário do lar de idosos e com enfermeiros e médicos, deixando claro o modo que quer que o seu parente idoso seja tratado, é o primeiro passo para que tudo saia perfeitamente bem.

Tirar dúvidas sobre o método de cuidado dos idosos, a alimentação, as atividades oferecidas e os possíveis riscos é outro passo importantíssimo para a escolha final. Há muitos lugares especializados nestes serviços, e sanar todas as dúvidas no primeiro ato é o ideal.