Argentina “renasce” e vai às oitavas da Copa do Mundo para encarar a França

Foto: AFA

Nesta terça-feira (27), em São Petersburgo, a Argentina venceu a Nigéria por 2×1 e garantiu, de maneira dramática, sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2018. Necessitando da vitória para não ser eliminada de maneira precoce, os “hermanos” tomaram a iniciativa e abriram o placar com Lionel Messi aos 14 minutos.

Apesar da empolgação pelo gol, os argentinos deixaram de levar perigo ao gol nigeriano, com os africanos equilibrando as ações. Porém, na segunda etapa, a Nigéria chegou ao empate, com um gol de pênalti convertido por Victor Moses.

A partir dali ocorreu o verdadeiro “tango argentino”, com os comandados de Sampaoli fazendo das “tripas, coração” para marcar o segundo gol. Quando não esbarrava na forte marcação, sofria com os fortes contra-golpes da Nigéria, que levava perigo.

O “tango” só não terminou em tragédia porque Rojo, aos 41 minutos, marcou o gol que credenciou os argentinos para encarar a França na próxima fase, eliminando os nigerianos do torneio. No outro jogo do Grupo D, a Croácia, com um time misto, bateu a Islândia por 2×1, gols de  Badelj e Periscic para os croatas e Sigurdsson para os islandeses.

Com a vitória, a Croácia se classificou em primeiro lugar da chave, com 100% de aproveitamento, e agora irá encarar nas oitavas a Dinamarca, que jogando nesta terça-feira (26), em Moscou, não saiu do 0x0 com a França, em um jogo morno, com poucas emoções, pelo Grupo C.

Ainda nesta chave, o Peru se despediu do torneio com vitória sobre a Austrália por 2×0, com gols de Carrillo e Paolo Guerrero, em uma partida que apenas os australianos tinham pretensões de classificação. Voltando aos confrontos da oitavas de final, França x Argentina se enfrentam no sábado (30), às 11h, em Kazan, enquanto que Croácia x Dinamarca jogam por uma vaga nas quartas no domingo (1º), às 15h, em Nizhny Novgorod.