Arqueólogos trabalham na região da futura Barragem do Piraí

Foto: DCS/Saae

Na última semana, um grupo de arqueólogos da VEC Engenharia e Gestão Ltda iniciou a coleta de amostras na área que será alagada pela futura barragem do Pirai, a pedido do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Pirai (CONIRP), que é constituído por quatro municípios: Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva.

O trabalho faz parte do processo de licenciamento para o futuro início das obras e os arqueólogos farão o registro e análise desta região, para determinar fatos de relevância histórica que possam ter ocorrido, e determinar o grau de interferência da obra, para que sua execução ocorra com o menor impacto possível.

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 m comprimento, 15 m de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água. A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu. Este é apenas um dos cuidados tomados, já está em andamento todo o processo de desapropriação e em breve terão início a catalogação e manejo da fauna e flora local.