Arriba, México!

Além de saborosa, a comida mexicana tem uma grande importância histórica e cultural

A culinária mexicana, muito conhecida pelo sabor picante, surgiu através das práticas culturais dos povos pré-colombianos, em especial os astecas, que também adquiriram, posteriormente, certos costumes dos colonizadores espanhóis no século XVI, principalmente com a utilização de especiarias.

Desde 2010, a culinária mexicana é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por conta das diversas técnicas e práticas utilizadas pelos mexicanos. O título abrange desde os ingredientes clássicos como milho, feijão, abóbora e pimentão, até os sabores atuais, influenciados pela colonização europeia.

Os principais itens consumidos no México são milho, feijão, cacau, tomate, carnes, frango, cebola, pimenta, alho e abacate. Com esses produtos, os mexicanos fazem uma grande variedade de pratos muito saborosos.

Uma das receitas mais conhecidas e diretamente ligada ao país é a guacamole. O prato é feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. Pode ser consumido com nachos ou utilizado como recheio para vários pratos. O chilli também é muito utilizado na culinária do país. O prato é feito com feijão, carne, molho de tomate e pimenta.

Os mexicanos costumam utilizar as tortillas para quase todas as refeições. Isso porque os discos feitos com milho ou trigo podem ser de vários tipos de acordo com os recheios, gerando uma grande variedade.

A quesadilla é um tipo de tortilla com recheio de queijo, como o nome já sugere. Já a enchillada é uma tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo cozinhada no chilli. A tostada é uma tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro.

Os tacos, mais conhecidos no Brasil, são tortillas dobradas ou enroladas em torno de um recheio, podendo ser de carne, frango ou carne de porco com um pouco de queijo. Os burritos são uma tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli e carne. Por último, os nachos são tortillas crocantes com formato de triangulo, semelhante ao salgadinho doritos, usados para comer com diversos molhos, entre eles a guacamole e o chilli com carne.