Arroz e feijão: saiba por que essa dupla é perfeita

O arroz com feijão é uma mistura típica do Brasil, e o que nem todo mundo sabe é que esta é uma boa fonte de proteínas, o que significa que quando ingerimos arroz com feijão não é preciso ingerir nenhuma carne ou ovo na mesma refeição.

Quando se come arroz com feijão, a proteína fica completa e, por isso, pode-se dizer que essa mistura equivale a uma porção de carne. Isso acontece porque os aminoácidos que são os constituintes da proteína também estão presentes tanto no arroz como no feijão, sendo que no arroz há metionina e no feijão há lisina, e juntas estas formam uma proteína de boa qualidade, semelhante à carne.

 

>>Benefícios do arroz com feijão

Os principais benefícios do consumo do arroz com feijão são:

  • Ajudar a emagrecer porque esta é uma combinação com pouca gordura. No entanto, é importante não exagerar nas quantidades para não extrapolar as calorias da refeição. O ideal é comer apenas 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão;
  • Contribuir para o controle da diabetes porque é uma combinação com baixo índice glicêmico;
  • Ajudar na musculação porque é uma boa fonte de proteína magra que são essenciais para a formação de músculos mais fortes e maiores.

Apesar dessa combinação ser saudável, é importante consumir também legumes, verduras e vegetais na mesma refeição para que haja uma maior riqueza de vitaminas e nutrientes.