Artigo: Retomada econômica através da criatividade

Por Felipe Cavalheiro*


Criatividade é um substantivo feminino que vem do latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Mas ser criativo não é uma tarefa tão fácil assim, a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade do ser humano ligada à nossa capacidade de invenção, reinvenção e inovação. O ano de 2020 teve início com perspectivas positivas para a economia brasileira e, em particular, para a Economia Criativa.

Ainda no primeiro trimestre, no entanto, o setor sofreu com a paralisação praticamente total de suas atividades por conta da pandemia de um novo tipo de vírus, causador da Covid-19, corona vírus. As ações rígidas de controle da pandemia provocaram a necessidade de isolamento social, atividades consideradas não-essenciais foram paralisadas por tempo indeterminado, o que tem afetado sobremaneira a economia mundial.

Conceitualmente, a Economia Criativa pode ser descrita como o conjunto de atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são a principal matéria-prima para a criação, produção e distribuição de bens e serviços. Incentivar a economia criativa é fundamental nesse momento em que se busca superar o rastro de prejuízos sociais e econômicos deixados pela pandemia. Primeiro porque é um setor muito presente entre os pequenos empreendedores. Em segundo lugar, trata-se de negócios que estão ligados à vivência das pessoas, transitando das idéias ao prático. 

Itu vem se destacando como um polo regional neste setor, nunca se fomentou tanto o setor criativo

Para além das medidas gerais tomadas pelos governos no sentido de manutenção do nível de emprego e renda, a Economia Criativa tem papel fundamental na retomada da produção por se tratar de setor anticíclico. Um exemplo de sucesso aqui em nossa cidade são as feiras de inclusão produtiva e economia criativa, que desde o fim do ano passado (2021) vem ganhando espaço no cenário econômico regional. A Feira de Natal, realizada em dezembro do último ano movimentou mais de cem mil reais, foram aproximadamente 218 expositores de toda Região Metropolitana de Sorocaba, a maior feira deste setor do Estado de São Paulo.

Itu vem se destacando como um polo regional neste setor, nunca se fomentou tanto o setor criativo, outro exemplo é Feira Noturna que acontece todas as sextas-feiras ao lado do Mercado Municipal, no centro histórico, que se tornou uma nova opção de entretenimento familiar ao ar livre e a feira EcoArte que é realizada mensalmente no Parque Taboão. A moda agora é feirar, bora feirar?


* É agente cultural, palestrante e defensor da igualdade.