Artistas de Itu e Salto se apresentam no Festival de Artes Híbridas

O artista Hugo Curti, de Itu, apresentará a performance “Eldorado” (Foto: Redes sociais)

Desde quinta-feira (1º), artistas das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba estão reunidos, virtualmente, para mostrar seus trabalhos e provar que não existem fronteiras para a produção artística. O Festival de Artes Híbridas, que acontece até o dia 17, tem como premissa compreender e estimular manifestações culturais transdisciplinares capazes de fundir linguagens e áreas do conhecimento.

Para encontrar representantes capazes de contribuir com seus projetos autorais, a primeira parte do festival foi um verdadeiro trabalho de pesquisa e seleção. Agora, é a vez de o público conhecer o resultado de toda essa busca. “O festival funciona como uma verdadeira teia, conectando não só a RMS entre si, mas também com o resto do país”, celebra Robson Catalunha, idealizador e responsável pela curadoria geral e direção artística do projeto.

Para promover essa reunião de talentos, foram abertos três editais de chamamentos distintos capazes de receber inscrições de participantes. Um dos editais abertos foi para a participação na Mostra de Artes Híbridas, que recebeu 30 propostas de experimentos artísticos em vídeos. O artista Hugo Curti, de Itu, apresentará a performance “Eldorado”.

 “No dia 20 de março de 2016 parti para a cidade de Macapá, procurando o lugar na terra mais perto do sol. Nesse dia acontece o equinócio, conformação planetária onde a distância entre a terra e o sol é a menos possível, nada melhor para refazer uma brincadeira de criança só que mais ‘profissional’. Lembrei da Geologia, que estudei em meados dos anos 90, e no Amapá desde muito cedo houve garimpo de ouro, pronto, vou derreter ouro com uma lupa”, resume Curti sobre sua performance.

Já o edital responsável pela seleção para as Ações Formativas tinha como objetivo reunir 30 participantes com objetivo de compartilhar conhecimentos e saberes. Entre os participantes, está Davi Lima, de Salto, que abordará a questão da lei de incentivo à cultura (Lei Aldir Blanc) através de um reato do interior. Já a Incubadora de Estudos Performativos teve como base oferecer uma micro-residência remota para desenvolver 10 projetos artísticos autorais.

Último pilar do festival é o “Olhares da Cena Contemporânea”, um braço do projeto que conta com encontros virtuais entre artistas da região e convidados de outros locais do Brasil. Essa parte do festival contará com a participação de artistas-pesquisadores(as) das cinco regiões do Brasil. Quem acessa o site festivaldearteshibridas.com já encontra as produções.

O Festival de Artes Híbridas é um projeto contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc, nº 40/2020, chamado “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”, promovido pelo Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultural, Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.