As diferenças entre a direção elétrica e hidráulica

As diferenças entre a direção elétrica e hidráulica

Confira tudo que você precisa saber sobre esses dois sistemas, principalmente a respeito das vantagens da direção elétrica

O processo de estacionar o carro é considerado um problema por um grande número de pessoas. Mas, houve um tempo em que fazer baliza poderia ser considerado um verdadeiro exercício para os membros superiores. Quanto mais pesado o carro, mais pesado para manobrar.

Acontecia que a grande maioria dos carros não possuía nenhuma das tecnologias que hoje são comuns, como a direção hidráulica e elétrica. Você sabe a diferença entra cada uma delas? Veja abaixo um material que vai te ajudar a entender a diferença entre direção elétrica e direção hidráulica. Confira:

O que você precisa saber sobre a direção hidráulica?

A direção hidráulica é o modelo mais popular e também mais antigo. Ela funciona da seguinte maneira: uma bomba faz com que um óleo circule dentro da caixa de direção proporcionando leveza ao volante. Na realização de manobras, por exemplo, o óleo tem a função de pressionar como se fossem pistões que empurram a direção para cada um dos dois lados. A manutenção deve ser feita de acordo com as características do seu automóvel. Porém, especialistas afirmam que, a cada 50 mil quilômetros, o óleo da direção hidráulica deve ser trocado.

Como funciona a direção elétrica?

Chegando posteriormente à direção hidráulica, a direção elétrica funciona a partir de um motor elétrico conectado com a direção que ajuda na movimentação rotatória do volante. Ele tem suas vantagens quanto ao fato de não necessitar dos itens necessários para o funcionamento de um sistema hidráulico, como óleo, bomba, correia e mangueira e acessórios, por exemplo. Em caso de pane elétrica no veículo, o funcionamento da direção se mantém apenas aumentando a sua rigidez.

Qual a diferença?

Apesar da diferença do sistema de funcionamento, na prática, ambos os modelos são bem semelhantes. Porém, para o funcionamento do veículo, especialistas afirmam que a direção elétrica tem ampla vantagem, pois exige menos esforço do motor, fazendo com que a energia do carro funcione de forma mais eficiente, garantindo inclusive uma economia de combustível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *