As inovadoras “barbearias gourmet”

Além de o cliente mudar o visual, ainda pode desfrutar de um ambiente descontraído

Gabriela Prado

O mundo se transforma a cada dia e sempre oferece às pessoas diferentes serviços e modos de viver. As barbearias, por exemplo, evoluem todos os dias, sempre oferecendo os serviços com qualidade e originalidade.

As barbearias gourmet – ambientes de barbearia que oferecem outros serviços, como bar, restaurante e até shows ao vivo para os clientes – estão ganhando força e atraem mais e mais clientes. Além de mudar o visual, os clientes desses espaços podem apreciar um drinque e curtir um som enquanto o barbeiro transforma sua aparência. Bacana, não é?

 

Quando surgiram as barbearias gourmet?

A profissão de barbeiro surgiu na Grécia Antiga. Os gladiadores da época usavam cabelos e barbas grandes, que indicavam superioridade. Porém, por volta do século XVII e XVIII surgiram os primeiros barbeiros, profissionais considerados os curandeiros da sociedade graças às suas habilidades manuais. A arte de aparar e arrumar barbas tornou-se uma profissão importante na Grécia Antiga, sendo esse o local onde foram criadas as primeiras barbearias, que funcionavam como lugares de encontro, ou seja, uma espécie de clubes para homens, os quais desfrutavam de longas conversas sobre filosofia, política ou assuntos comunitários. No século XIX a barbearia tornou-se um lugar especializado em cuidados da beleza e aparência.

Já o conceito de barbearia gourmet surgiu nos Estados Unidos, já que a maioria das barbearias era situada ao lado de bares. A ideia de levar os bares para dentro logo veio para o Brasil e foi um sucesso, atraindo grande clientela para os donos das barbearias, que inovam não apenas nos serviços, mas também no atendimento.

 

Diferenciais e serviços oferecidos

As barbearias gourmet oferecem, além de corte de cabelo e barba, rituais masculinos – como o “Dia do Noivo” –, jogos e até tratamentos estéticos, capilares e de depilação. Sobrancelhas também podem ser feitas ou aparadas nesses locais.

Além dos serviços diferenciados, esses locais também deixam à disposição dos clientes bares, restaurantes e música ao vivo, dando a chance das barbearias se tornarem não apenas um local para modernizar a aparência, mas também para reunir os amigos e até mesmo aproveitar um happy hour.

Muitas barbearias também incluem serviços de piercing e tatuagem, além dos tradicionais cortes de cabelo e barba. E se engana quem acha que as barbearias gourmet são apenas para homens. Muitas mulheres adoram inovar no visual e sair do básico, e buscam as barbearias gourmet para isso. Estilizar o cabelo, aproveitar um bom som e ainda apreciar quitutes e bebidas de qualidade, como cervejas artesanais, faz qualquer pessoa feliz!

E quem não gosta de um happy hour divertido e descontraído? As barbearias gourmet também possibilitam isso! Com mesas de sinuca, fliperamas, jogos de tabuleiro e baralho, os clientes podem ficar à vontade, seja para esperar pelo atendimento ou após. O importante é curtir com os amigos e transformar o visual!

 

Apare a barba de forma simples

Não é todo mundo que tem o dom de fazer visuais modernos e extravagantes, mas há algumas dicas que permitem que você mesmo apare sua barba:

  • Lave bem o rosto com sabonete neutro ou shampoo e seque;
  • Passe umaloção pré-barba para deixar os pelos mais macios e maleáveis;
  • Penteie os fios todos no sentido do crescimento para que a barba fique bem assentada no rosto;
  • Puxe uma parte da barba no sentido contrário ao do crescimento, deixando o tamanho que deseja embaixo do pente;
  • Com a tesoura, corte todos os fios que ficaram para fora do pente;
  • Repita este processo por toda a barba, deixando-a em tamanho igual;
  • Lave bem o rosto para tirar todos os fios que podem ficar presos na barba;
  • Se quiser, passe uma loção pós-barbapara hidratar a pele.