As principais causas de vazamento de água nos veículos   

Muitos motoristas se desesperam quando acontece algum tipo de vazamento de água. Porém, antes de ir a uma oficina mecânica, saiba que você mesmo pode identificar o que está acontecendo. As causas do vazamento podem ser inúmeras e, além disso, existem locais específicos onde podem ocorrer. Mas é interessante saber que existem motivos bem comuns que podem provocar o vazamento.

Um radiador danificado pode comprometer todo o funcionamento do carro. É imprescindível que as tampas do radiador e do reservatório estejam bem fechadas. Esse procedimento evita o vazamento de água no veículo.

Raramente as causas de vazamento são provenientes do radiador. Mas é sempre válido observar se as tampas do equipamento estão bem vedadas. Além disso, é preciso ser cuidadoso, uma vez que se perfurado por algum objeto ou até mesmo por uma pedra, o radiador pode vazar água. Para certificar-se do problema, espere o carro esfriar e encoste a mão por baixo do radiador. Assim é possível perceber se o vazamento vem desse lugar.

Situações que podem provocar vazamentos

1) Problemas na serpentina: A maioria dos carros possuem serpentina de ar quente. Ela fica localizada no interior do automóvel, podendo vazar. Alguns modelos, apresentam vazamento no interior do veículo e isso é capaz de molhar o tapete do assoalho do banco da frente.

2) Danificar a junta do cabeçote: A água pode vazar pela junta do cabeçote, caso ela esteja danificada, pois há o risco de ter ocorrido um sobreaquecimento anterior. Além disso, é bem provável que o veículo esteja perdendo óleo.

3) Bolhas na mangueira: Se você quer descobrir se há bolhas na mangueira, basta ligar o motor, mas cuidado para não encostar as mãos nas partes quentes do equipamento. Fique atento também com a ventoinha! Ao retirá-las é recomendado passar sabão na parte externa e jogar água com pressão dentro da mangueira. Se você notar a presença de bolhas, saiba que existe um vazamento de água no automóvel.

Como resolver o vazamento de água no carro?

O vazamento de água pode queimar ou trincar o cabeçote do carro, o que te trará sérios danos. O motor também pode ficar comprometido, prejudicando todo o sistema. No caso dos cabeçotes, é preciso substituir as tampas, e se as mangueiras apresentarem problemas, é ideal que sejam imediatamente substituídas. Em todo o caso, se o problema for mais grave, não hesite: leve o seu carro em uma oficina mecânica de sua confiança, pois um vazamento reparado incorretamente pode ser acabar com o bom funcionamento do seu carro.